Os 10 melhores aspiradores robôs de 2022 – comparação e guia

melhores aspiradores robôs

Depois de mais de uma década no mercado, os aspiradores robôs evoluíram muito e hoje são um aliado comum para simplificar as tarefas de limpeza doméstica.

Embora anos atrás eles batessem contra um canto ou girassem sem sentido em um canto, hoje existem robôs inteligentes que identificam o nível de sujeira e fazem a varredura da casa para que nenhum rodapé fique sujo. Há aqueles que aspiram quando você não está, que evitam as escadas e identificam as áreas onde não quer que eles entrem, ou mesmo que passem um esfregão úmido para que você não precise esfregar com tanta frequência.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão, neste guia selecionamos os aspiradores de pó robóticos da melhor qualidade e preço de acordo com as opiniões de nossos analistas e usuários, desde modelos de baixo custo até o icônico Roomba.

PS: no final você encontrará também uma tabela comparativa prática e um guia de compras completo.

Os melhores aspiradores robôs de 2022

Estes são os melhores aspiradores de pó robóticos da atualidade. Qualquer um deles é uma excelente compra, mas certifique-se antes de que suas características atendam às suas necessidades.

10. IKOHS NETBOT S15

10. IKOHS NETBOT S15Ver em Amazon

O CREATE IKOHS NETBOT S15 é um campeão de vendas por seus recursos a um preço muito razoável . E é que nem sempre você precisa do melhor aspirador de pó do mercado, mas simplesmente de um que o ajude a limpar para que a manutenção diária seja mais confortável.

Precisamente uma descrição na qual o  IKOHS NETBOT S15 se encaixa perfeitamente. E tenha cuidado porque, apesar de ter um preço acessível, não descure extras como a função de esfrega ou a possibilidade de controlá-la desde o seu telemóvel graças à conectividade wi-fi.

Este robô navega pela sua casa utilizando sensores giroscópicos, menos precisos que outros elementos como câmeras ou sensores, mas capazes de guiá-lo para evitar obstáculos e cobrir o espaço disponível. Claro, lembre-se de que ele não mapeia sua casa.

Tem duas potências de sucção para os dias em que o chão está um pouco mais sujo. Além de aspirar, você também pode colocar o acessório de esfregar, que também funciona como um esfregão se você não encher o reservatório de água. O IKOHS NETBOT S15 é, portanto, um aspirador robô versátil .

À medida que a sujeira é aspirada, boa parte dela fica retida em seu grande tanque (600 ml) graças ao seu duplo sistema de filtro tipo HEPA . Se você é alérgico, esse tipo de filtragem de alta eficiência é especialmente recomendado para você.

Embora venha com um controle remoto, se você não quer complicar as coisas e prefere algo confortável e tradicional, você também pode configurá-lo com sua Internet doméstica e operar o robô do seu celular ou com assistentes de voz da Amazon e Google.

PROS
  • Vácuo robô versátil
  • Muitos benefícios a um preço acessível
  • Filtro HEPA duplo
  • Com conectividade WiFi
CONTRAS
  • Sua navegação poderia ser mais eficiente
  • Sem mapeamento
Ver em Amazon

9. Cecotec Conga 1090

9.  Cecotec Conga 1090Ver em Amazon

Enquanto a maioria dos aspiradores de robô oferece três modos de limpeza, o Conga 1090 Series da Cecotec vai além e oferece um 4 em 1: varre, aspirador, esfrega e esfrega . Para isso, possui um pequeno reservatório de água de 300 ml que pinga umedecendo o chão, eliminando as manchas mais difíceis.

Embora seja confortável, este sistema de esfrega pode ser melhorado e não o impedirá de passar pela esfregona normal de vez em quando.

Onde a Conga Série 1090 responde é na limpeza diária :

  • Por outro lado, incorpora dois sistemas -Force Implode e Turbo Clean Carpet- para maximizar a aspiração do aspirador e oferecer bons resultados mesmo em pisos muito sujos.
  • Possui ainda escova de borracha especial para evitar embaraços em carpetes e escova rotativa com dois rolos de silicone e cerdas, para todos os tipos de superfícies.
  • O controle é feito por meio de um controle remoto com tela de LCD , que permite programar a limpeza semanal com cinco modos diferentes.

Observe que ele não mapeia a casa e se move pelos cômodos aleatoriamente (basicamente, ele dá a volta até considerar o espaço como limpo). Ele possui um GPS integrado simples para que, quando a limpeza for concluída ou quando a bateria acabar, o robô retorne automaticamente à base de carregamento.

Com sensores de proximidade, distância e anti- queda, basta agendar os tempos de limpeza e deixar que ele faça o que quiser. E se ainda tiver dúvidas se este modelo é adequado para a sua casa, pode consultar o nosso comparador dos 5 melhores aspiradores robot da Conga .

PROS
  • 24/7 programável
  • Vida útil da bateria de até 160 minutos
  • 2 escovas laterais
CONTRAS
  • É uma pena que os filtros sejam EPA e não HEPA
  • O sistema de lavagem pode ser bastante melhorado
Ver em Amazon

8. iRobot Roomba 605

8. iRobot Roomba 605Ver em Amazon

Estamos perante a marca de referência no sector e perante um dos modelos mais básicos do seu catálogo. O iRobot Roomba 605 é um aspirador de robô muito simples, quase como um Roomba “inicial” a um preço muito barato para os padrões da empresa.

Porém, por mais elementar que seja ao nível da programação, é um Roomba e com isso quase tudo se diz: estamos perante um excelente robô que responde ao que se espera dele.

sistema de limpeza de três estágios apresenta duas escovas multi-superficiais, uma escova de borda especial e uma poderosa sucção a vácuo. Quando a bateria se esgota ou você termina a limpeza, ela retorna automaticamente para a base de carregamento.

Funciona muito bem em casas com animais de estimação , adapta-se a todos os tipos de superfícies, sejam pisos duros ou carpetes, e a escova lateral possui um ângulo de 27 ° que garante a limpeza total de cantos e arestas.

Como dizemos, este é um dos modelos mais básicos da marca. Ele funciona simplesmente pressionando o botão Limpar , enquanto o Roomba 680 , por exemplo, oferece a capacidade de agendar a limpeza semanal.

E se compararmos com modelos mais avançados como o Roomba 960 , sentimos falta do WiFi ou da possibilidade de escanear toda a casa com nosso próprio sistema de navegação para ter todos os cantos sob controle.

Resumindo, sem nunca ter um aspirador de pó robô, o Roomba 605 vai mudar sua vida. Se vai das funções extra e pretende apenas uma limpeza simples e eficaz , está perfeito.

PROS
  • Para um Roomba, o preço é muito acessível
  • O mecanismo de limpeza é impecável, como em todos os modelos da marca
  • Funciona com um único botão
CONTRAS
  • Não é programável, então você tem que estar em casa para iniciá-lo
  • Um controle remoto está faltando em um aparelho de alta qualidade
Ver em Amazon

7. Yeedi 2 Hybrid

7. Yeedi 2 HybridVer em Amazon

A empresa chinesa é  especializada em aspiradores robôs e, embora não seja muito conhecida, aposta alto com modelos como o Yeedi 2 Hybrid , que democratiza funções de ponta a um preço bastante ajustado .

Trata-se de um robô 2 em 1 que se destaca pela versatilidade, já que pode ser utilizado tanto para aspirar quanto para esfregar ou ambos ao mesmo tempo graças ao seu tanque misto (430 ml para sólidos e 240 ml para água). Esfregar ajuda a manter o chão limpo, mas não remove algumas manchas secas.

Seu menor poder oferece uma limpeza superficial, mas se houver carpetes ou muita sujeira, nossa recomendação é usar a sucção máxima (com 2.500 pascais de potência de sucção ). Com a ajuda de sua escova multifuncional, deixa o chão bem limpo e, por ser um robô “baixinho” com 7,7 cm de altura, fica bem embaixo do sofá e é capaz de trepar em tapetes de cerca de 2 cm. Além disso, quase nunca o vimos exceder 60 dB de ruído, razão pela qual se enquadra na categoria de robôs silenciosos.

Um recurso inesperado em sua faixa de preço é a navegação inteligente usando a tecnologia Visual SLAM , uma câmera embutida para reconhecer e navegar em sua casa. Gostamos da forma como otimiza o percurso para não passar várias vezes no mesmo local, mas se houver pouca luz na sala, tem problemas de posicionamento.

O facto de ter uma navegação eficiente e poder passar mais de três horas a trabalhar permite-lhe cobrir áreas consideráveis, o que é muito útil para a limpeza de grandes habitações . Este recurso seria mais útil se seu aplicativo salvasse vários mapas.

Este aspirador de pó robô pode ser controlado a partir do aplicativo  e com assistentes de voz do Google e Amazon. O aplicativo é intuitivo e possui várias opções de configuração e programação que gostamos, mas requer várias passagens para mapear corretamente o piso. Isso nos deu um fechamento inesperado e perdemos algumas funções, como retornar à estação de carregamento ao interromper sua função através dos assistentes de voz, mas em geral seu uso é bastante satisfatório.

Se procura um aspirador robô que possa controlar com o seu telemóvel, limpar a sua casa com moderação rápida e que possa esfregar sem gastar muito dinheiro, o Yeedi 2 Hybrid é a opção mais interessante .

PROS
  • Navegação inteligente
  • Boa relação custo-desempenho
  • Limpeza versátil
  • Conectividade WiFi para gerenciá-lo remotamente
CONTRAS
  • Marca pouco conhecida
  • Precisa de alguma luz para navegar
  • Esfrega improvável
  • O aplicativo funciona regularmente
Ver em Amazon

6. Solac Lucid i10

6. Solac Lucid i10Ver em Amazon

Este robô Solac é um aspirador de pó 4 em 1 com um preço bastante contido e a capacidade de aspirar, varrer, esfregar e esfregar. Desta forma, pode limpar todo o tipo de pavimentos, sejam ladrilhos, mármore, parquet, alcatifas ou terraços.

Estas são algumas de suas características que achamos mais interessantes:

  • Depósito de água: permite-lhe esfregar cerca de 150 m2, pelo que não terá de ficar pendente durante a limpeza para o recarregar. Lembre-se de que, embora esse recurso seja útil, ele não evita que você precise passar o esfregão de vez em quando – embora mantenha o piso em boas condições.
  • Autonomia de 160 minutos: além disso, com seu sistema itech sempre pronto , só retornará à base de carga quando terminar ou quando estiver com pouca bateria para que, quando precisar novamente, esteja pronto. Claro, ele não mapeia a casa, então sua forma de limpeza é aleatória.
  • 6 Modos de Uso Automático: Você pode programá-los para organizar sua limpeza para toda a semana e trabalhar mesmo quando você não estiver em casa.
  • Controle remoto: é bastante prático e evita ter que se levantar para procurar o robô depois de finalizada a tarefa.

Para que não tenha de se preocupar com batidas no móvel ou com a quebra do seu robô, a sua navegação inteligente centra-se nos sensores infravermelhos : anti-queda, de proximidade e anti-choque.

Por fim, o achamos bastante silencioso (o fabricante indica 60 dB) e seu filtro HEPA favorece uma boa retenção de poeira.

PROS
  • 24/7 programável
  • Vida útil da bateria de até 160 minutos
  • Função de esfrega até 150 m2
CONTRAS
  • Você terá que esfregar de vez em quando
  • Sem mapeamento
Ver em Amazon

5. Rowenta Smart Force Essential

5.  Rowenta Smart Force EssentialVer em Amazon

Para quem não quer mexer com uma programação complicada, o Smart Force Essential da marca Rowenta é um aspirador robô intuitivo , adequado até para usuários menos técnicos.

Pode ser usado manualmente, com um simples botão play / stop, ou use o controle remoto para programar horas e modos de operação.

Permite que você escolha entre três modos de limpeza:

  1. Aleatório , para se mover aleatoriamente por grandes áreas;
  2. Sala aleatória , aspirada em uma área específica por curtos períodos de tempo, pré-programada em trinta minutos;
  3. Borda , para bordas ou cantos, em que o robô se move acompanhando os rodapés.

Para se orientar, ele incorpora tecnologia de sensor infravermelho e seis sensores anti-queda. Também possui amortecedores para proteger os móveis, embora a verdade é que o infravermelho faz seu trabalho muito bem e o aspirador robô não costuma tocar em nenhum objeto durante o funcionamento.

Com escova central motorizada e dois lados, a Rowenta Smart Force Essential é ótima para pisos duros , mesmo os de madeira mais delicados.

Inclui uma banda magnética de dois metros de comprimento (recortes) que funciona como uma barreira virtual  para evitar que o robô entre em salas específicas, por exemplo, se estiverem cheias de cabos, ou para evitar que saia para o jardim em casas térreas.

Além disso, a longa duração da bateria (até 150 minutos com baixo consumo de energia) permite limpar grandes superfícies em uma única sessão.

PROS
  • O robô quase não tropeça, evitando choques e arranhões na mobília
  • Bateria de longa duração é perfeita para pisos grandes
  • A barreira virtual nos permite proteger salas específicas que preferimos limpar à mão
CONTRAS
  • Não tem wi-fi nem mapeia a casa
  • Responde muito bem em pisos duros, não tanto em tapetes ou carpetes
Ver em Amazon

4. Xiaomi Roborock S5 Max

4. Xiaomi Roborock S5 MaxVer em Amazon

Com o avanço da tecnologia de vácuo, marcas como a Xiaomi em sua linha Roborock estão começando a prestar mais atenção à opção de lavagem para melhorar seus modelos.

Ou seja, a eficiência da aspiração neste S5 Max é tida como certa, e por um bom motivo: 2.000 Pa de potência que você apreciará especialmente se tiver carpetes.

Lembre-se, porém, de que o sistema de mapeamento às vezes reconhece os têxteis como barreiras e não os limpa. Se você não quiser que isso aconteça, terá que parar na programação manual.

A diferença com outros aspiradores de pó robóticos é especialmente perceptível quando você enche o tanque de água. É daí que vem o Max, já que o tanque permite esfregar uma grande área de uma só vez, de até 200 metros quadrados segundo o fabricante.

Enquanto outros sistemas perdem eficiência à medida que o tanque de água se esvazia, não aqui. O sistema de molas garante que a pressão da esfregona esteja sempre correta, controlando a umidade para que a limpeza úmida não empacote, mas também não fique aquém.

O outro ponto forte do Roborock S5 é o mapeamento da casa e as várias opções de programação:

  • Elaboração de uma planta muito precisa da casa, graças ao telêmetro a laser com algoritmo personalizado com precisão de 98%, mesmo em vários andares.
  • Pode personalizar totalmente a limpeza : por divisões ou por zonas, a que horas, em que ordem … Também pode marcar barreiras virtuais, áreas restritas e áreas sem esfregar.
  • Controle de voz com Alexa e Google Home e com o app Xiaomi Mi Home.
  • Calcule o percurso mais eficiente para cada cômodo e evite obstáculos, aproveitando melhor sua bateria.

O Roborock S5 Max é um aspirador robô avançado, mas a Xiaomi foi um pouco mais longe com seus irmãos maiores: o Roborock S6 e o Roborock S6 Pure .

Os 3 modelos têm sucção máxima de 2.000 Pa, bateria com capacidade de 5.200 mAh e autonomia de 180 minutos. Eles também permitem a limpeza, varredura e esfrega seletiva do ambiente e aumentam automaticamente a sucção em um carpete.

As mudanças importantes são que os robôs S6 calculam a bateria para o trabalho e carregam automaticamente o suficiente para completar a limpeza. Desta forma, eles são mais eficientes e economizam energia .

Além disso, embora o S5 Max e o S6 Pure sejam semelhantes em tamanho e ruído (69 dB um tanto irritante), o S6 é um pouco menor e um pouco mais silencioso com 2 dB a menos.

PROS
  • Grande autonomia de esfrega
  • Muitas opções de programação
  • Mapeamento muito preciso
CONTRAS
  • Detecta têxteis como barreiras
  • Barulhento (69 dB)
Ver em Amazon

3. Ecovacs Deebot Ozmo 950

3. Ecovacs Deebot Ozmo 950Ver em Amazon

A Ecovacs Robotics, empresa de origem chinesa que se consolidou como líder mundial em aspiradores robotizados, é a responsável por este excelente Deebot Ozmo 950 . Nos últimos anos, a marca deu um passo além, investindo em P&D e trazendo para o mercado eletrodomésticos particularmente completos, como este aspirador robô.

E o Ozmo 950 não apenas aspira, mas também esfrega e varre . Embora nenhum aspirador robô com essas funções possa substituir o esfregão tradicional, este sistema de limpeza úmida Deebot é um dos mais eficazes que testamos até hoje .

Gostamos que ele combine as funções de esfregar e aspirar ao mesmo tempo , quando em outros robôs você tem que fazer uma coisa primeiro e depois a outra. Também permite regular a quantidade de água a utilizar (menos para pisos de madeira, mais para ladrilhos) e detecta os tapetes para evitar molhá-los ao esfregar. Desta forma, você evita manchas ou danos inesperados de água.

Para aspirar, combina a sucção de um aspirador tradicional com o uso de uma escova central anti-emaranhamento para tapetes e carpetes. Mas onde mais nos surpreendeu é na tecnologia de mapeamento e navegação , que dá um salto de qualidade em relação aos modelos anteriores. O Deebot Ozmo 950 escaneia a casa com um laser e cria um mapa virtual no seu smartphone e, embora não seja uma grande novidade, suas funções adicionais são:

  • Por um lado, permite que você tenha vários mapas diferentes. Isso resolve os problemas usuais de navegação se você tiver uma casa com vários andares, ou mesmo se você usar o aspirador em casas diferentes.
  • Por outro lado, permite-lhe planear o caminho de limpeza ao seu gosto . Assim, você pode escolher quais áreas limpar e quando fazê-lo, ou criar limites virtuais se quiser proteger uma área específica.

Apesar de todas essas possibilidades de customização, acreditamos que até melhoraria se permitisse que as áreas de limpeza fossem editadas um pouco mais (agrupar áreas não é fácil, por exemplo). Mas no geral é o melhor que vimos.

O Ozmo 950 oferece outras funções interessantes:

  • Controle por aplicativo móvel. aplicativo Ecovacs nos permite programar quais salas queremos limpar e até mesmo proteger áreas específicas marcando-as no mapa virtual.
  • Controle de voz em vários idiomas e suporte de assistente para controlar o robô com Alexa ou Google Home .
  • Detecção automática de carpetes . Além de evitar que fique molhado, ao aspirar um carpete aumenta a potência de limpeza em profundidade. Notamos isso especialmente em tapetes de pêlo comprido.
  • Três níveis de potência , ajustáveis ​​a partir do aplicativo. O nível menos poderoso estende a autonomia em até 200 minutos.

Em resumo: este robô limpa muito bem na maioria das superfícies e, embora você tenha que gastar um tempo programando para fazer as coisas do seu agrado, com ele você será capaz de esquecer muitos detalhes e automatizar a maioria das tarefas de limpeza.

PROS
  • Aspire e esfregue simultaneamente
  • Mapeamento a laser inteligente, mesmo em casas de vários andares
  • Bateria de longa duração
  • Compatível com assistentes de voz
CONTRAS
  • O filtro não é HEPA, e você precisará ser substituído todos os anos
  • As áreas de limpeza são predefinidas pela digitalização
Ver em Amazon

2. Cecotec Conga 6090 Ultra

2.  Cecotec Conga 6090 UltraVer em Amazon

A Cecotec é uma das marcas mais prolíficas do setor e, devido ao seu fluxo quase contínuo de lançamentos, é possível beneficiar de preços mais baratos em modelos tão avançados e completos como este Conga 6090 Ultra de apenas alguns meses.

Uma nuance importante: não é um aspirador robô barato, mas se destaca na faixa alta pela sua relação custo-benefício , sendo um modelo altamente recomendado para quem procura um aspirador potente, versátil e com conectividade para poder use-o tanto a partir do aplicativo quanto com os assistentes de voz.

O Conga 6090 Ultra possui uma mira a laser que permite navegar de forma inteligente em nossas casas, otimizando seu caminho , o que significa que leva relativamente pouco tempo para cobrir toda a superfície. Além disso, raramente fica preso graças ao seu conjunto de sensores.

Além de sua expertise em estabelecer o caminho a percorrer, possui autonomia de cerca de quatro horas. O que isto significa? Que se trata de um aspirador robô indicado para habitações muito grandes ou mesmo com vários pisos , visto que a sua aplicação também suporta essa opção.

Se ativarmos o modo mais potente, a  Conga 6090 Ultra afirma atingir 10.000 pascais de sucção, um valor que embora não tenhamos sido capazes de medir, se traduziu em uma alta capacidade de sucção para remover não só poeira ou cabelo, mas também grama., areia e até mesmo um pouco de papel.

Claro que com este modo ativado o ruído, sem ser excessivo, pode ser incômodo se estivermos lendo, assistindo TV ou trabalhando, algo que você deve levar em consideração se o silêncio é importante para você.

Esfregue aplicando a esfrega , ou o que for, fazendo um caminho em zigue-zague para dar mais passes e simular a esfrega humana. Podemos escolher entre três modos, dependendo da quantidade de água derramada:

  • Alto para esfregar mais profundamente.
  • meio é o mais recomendado para a limpeza diária.
  • Se quisermos apenas fazer uma revisão, podemos usar o modo baixo .

O resultado é que, ao escolher a esfoliação mais profunda, você pode remover a maioria das manchas secas do chão. Obviamente, não espere os mesmos resultados que esfregar manualmente.

O Conga 6090 Ultra tem uma aplicação como limpeza completa de áreas ou quartos, mudança de modos de limpeza, escolha de número de passadas, seleção de potência … enquanto se a tecnologia não é a sua praia, você pode oprimir você com tantas opções .

O conjunto de acessórios em conjunto com as opções de aplicação fazem com que seja um dos aspiradores robotizados mais versáteis da atualidade , dando tamanho mesmo em tapetes.

PROS
  • Modo multi-mapa para. casas de vários andares
  • Alta capacidade de sucção
  • Grande autonomia
  • Limpeza versátil
CONTRAS
  • O aplicativo requer algum tempo de aprendizagem
  • Pode ser barulhento
  • Preço Alto
Ver em Amazon

1. iRobot Roomba 960

1.  iRobot Roomba 960Ver em Amazon

Com seu preço, o iRobot Roomba 960 nos dá uma pista inequívoca: este é um modelo de última geração que excede as características típicas de um aspirador de pó normal de robô.

Ainda assim, é importante deixar claro que o sistema básico de escovas é o mesmo em todos os modelos Roomba, portanto a diferença de preço se justifica pela qualidade dos sensores, pelas possibilidades de programação e por certas melhorias tecnológicas que afetam a eficiência e o conforto.

No caso do Roomba 960, uma das características mais marcantes é a conexão WiFi , que permite operar o aspirador com um aplicativo  não só para agendar a semana, mas também para ver os relatórios de cada sessão, saber se há um problema (engarrafamento, tanque cheio …) ou para indicar mudanças específicas dependendo da casa, como afetar uma área específica ou evitar um cômodo. Além disso, salva a programação e, se ficar sem bateria, retorna à base de carregamento e retoma a limpeza quando estiver pronto.

O sistema de navegação iAdapt 2.0 é outra das funcionalidades que mais se destacam, pois mapeia toda a casa e sabe onde limpou e onde não para que nenhum canto seja escapado. Também distingue áreas específicas nas quais não deve entrar, por exemplo para proteger o comedouro do seu animal, graças ao sistema Virtual Wall .

Finalmente, toda a linha Roomba 900 incorpora o sistema de limpeza AeroForce , que fornece cinco vezes mais poder de sucção do que o normal. Resumindo, um aspirador de pó robótico de última geração com os melhores recursos e projetado para durar por muitos e muitos anos.

PROS
  • Conexão WiFi com um aplicativo para gerenciar seu Roomba mesmo se você não estiver em casa
  • Até cinco vezes mais poder de sucção do que um aspirador de robô normal
  • Mapeie a casa com um sistema de navegação avançado
CONTRAS
  • O preço. A qualidade e a garantia da marca devem ser pagas
  • É um pouco mais alto do que outros modelos da mesma marca (70dB)
Ver em Amazon

Comparação dos melhores aspiradores de pó robóticos

Esta é a tabela comparativa dos melhores aspiradores robôs que analisamos, para que você possa comparar e decidir com base nas suas necessidades:

PROS
CONTRAS
10. IKOHS NETBOT S1510. IKOHS NETBOT S15
Ver
  • Vácuo robô versátil
  • Muitos benefícios a um…
  • Filtro HEPA duplo
  • Com conectividade WiFi
  • Sua navegação poderia ser…
  • Sem mapeamento
9. Cecotec Conga 10909.  Cecotec Conga 1090
Ver
  • 24/7 programável
  • Vida útil da bateria…
  • 2 escovas laterais
  • É uma pena que…
  • O sistema de lavagem…
8. iRobot Roomba 6058. iRobot Roomba 605
Ver
  • Para um Roomba, o…
  • O mecanismo de limpeza…
  • Funciona com um único…
  • Não é programável, então…
  • Um controle remoto está…
7. Yeedi 2 Hybrid7. Yeedi 2 Hybrid
Ver
  • Navegação inteligente
  • Boa relação custo-desempenho
  • Limpeza versátil
  • Conectividade WiFi para gerenciá-lo…
  • Marca pouco conhecida
  • Precisa de alguma luz…
  • Esfrega improvável
  • O aplicativo funciona regularmente
6. Solac Lucid i106. Solac Lucid i10
Ver
  • 24/7 programável
  • Vida útil da bateria…
  • Função de esfrega até…
  • Você terá que esfregar…
  • Sem mapeamento
5. Rowenta Smart Force Essential5.  Rowenta Smart Force Essential
Ver
  • O robô quase não…
  • Bateria de longa duração…
  • A barreira virtual nos…
  • Não tem wi-fi nem…
  • Responde muito bem em…
4. Xiaomi Roborock S5 Max4. Xiaomi Roborock S5 Max
Ver
  • Grande autonomia de esfrega
  • Muitas opções de programação
  • Mapeamento muito preciso
  • Detecta têxteis como barreiras
  • Barulhento (69 dB)
3. Ecovacs Deebot Ozmo 9503. Ecovacs Deebot Ozmo 950
Ver
  • Aspire e esfregue simultaneamente
  • Mapeamento a laser inteligente,…
  • Bateria de longa duração
  • Compatível com assistentes de…
  • O filtro não é…
  • As áreas de limpeza…
2. Cecotec Conga 6090 Ultra2.  Cecotec Conga 6090 Ultra
Ver
  • Modo multi-mapa para. casas de…
  • Alta capacidade de sucção
  • Grande autonomia
  • Limpeza versátil
  • O aplicativo requer algum…
  • Pode ser barulhento
  • Preço Alto
1. iRobot Roomba 9601.  iRobot Roomba 960
Ver
  • Conexão WiFi com um…
  • Até cinco vezes mais…
  • Mapeie a casa com…
  • O preço. A qualidade e…
  • É um pouco mais…

O melhor aspirador robô por característica

Em nossos testes também conseguimos identificar o melhor aspirador robô para cada uma das seções técnicas (desenho, mapeamento, ruído, eficiência, etc.). E estes são os nossos favoritos:

Design (tamanho, acessórios, pincéis)

Todos os aspiradores robotizados são redondos e normalmente têm uma altura próxima de 9 cm para poderem passar por baixo dos móveis.

Aqueles que possuem navegação a laser costumam ser mais altos devido ao sensor que incorporam na parte superior. É o caso da Conga 6090 Ultra , da Rowenta Smart Force ou da Xiaomi Roborock . Em contrapartida, os menores modelos analisados ​​são o Conga 1090 e o CREATE IKOHS NETBOT S15 , ambos com 7,5 cm.

sistema de depósito é semelhante em todos os modelos analisados, com um coletor de pó que é liberado com um clique e esvaziado no lixo.

  • Se houver tanque de água, ele é recarregado separadamente. Exceto Conga 6090 Ultra: este modelo utiliza um único tanque intercambiável, um para sólidos e outro misto. Desta forma, permite que a aspiração e a limpeza sejam programadas ao mesmo tempo.
  • No caso do híbrido Yeedi 2 ou do Rowenta Smart Force, o tanque é transparente para que você veja se está cheio ou não, algo que achamos especialmente prático.

Com exceção do IKOHS NETBOT S15, que funciona apenas com um esfregão, todos incluem uma escova “todo o terreno” (ou duas frente a frente, como no caso dos Roombas), mas algumas adicionam extras, como uma escova de pelo de animal ou um esfregão.

E, finalmente, estética Embora o típico seja um “biscoito” preto, há marcas que já estão se lançando para inovar nesse campo, como Rowenta, Xiaomi ou Ilife.Vencedor: Conga 6090 UltraAcostume-se a ver o Conga 6090 Ultra como o melhor aspirador robô em várias categorias desta lista, porque a verdade é que este robô Cecotec é incrível. Não é apenas atraente aos olhos com aqueles acabamentos brilhantes, mas também tem um design funcional .Finalista: Roomba 960Gostamos do design do Roomba 960 por seu minimalismo: um único botão e dois sinais de luz . Além disso, a alça superior para transportar o robô é muito confortável e não entendemos porque nem todas as marcas a incorporam.

Mapeamento, navegação e retorno à base

No mapeamento da casa, o ideal é um destes dois sistemas :

  • laser, que é a tecnologia utilizada por marcas como Cecotec, Xiaomi ou Deebot em seus modelos mais recentes
  • Um navegador com câmera , como o encontrado no Roomba 960 ou no híbrido Yeedi 2

O resto usa sensores infravermelhos ou simplesmente anda pela sala até que esteja limpa. Também é interessante ver quantos modos de limpeza o robô possui ( aleatório , cantos, ECO , turbo manual, etc.) se quisermos personalizar a programação.

Mais dois pontos a serem lembrados:

  • Áreas restritas. Os modelos mais avançados – Ecovacs 950, Cecotec, Xiaomi Roborock – fazem isso no mapa, mas outros precisam de barreiras físicas. É bom para modelos sem mapeamento, como o Rowenta Smart Force, mas estamos surpresos que um benchmark como o iRobot continue a usar esse recurso, mesmo no Roomba 960.
  • Volte para a base de carregamento. Quase todos os modelos minimamente avançados têm essa possibilidade. Existem alguns, como o Conga 6090 Ultra ou o Roomba 960, que depois de recarregados voltam a limpar sem que você precise fazer nada.

Vencedor: Conga 6090 Ultra

O Cecotec Conga 6090 Ultra conquistou um lugar em quase todas as nossas recomendações. O sistema de mapeamento é, hoje, o melhor que já vimos e nos referimos aos testes: além de percorrer toda a casa deixando pouquíssimos espaços sujos, o faz rapidamente e dificilmente emperra.Finalista: Deebot Ozmo 950

Em segundo lugar ficamos com o robô Ecovacs. Seu mapeamento está indo muito bem, possui barreiras virtuais e só retoma a limpeza após o carregamento.

Controle (aplicativo móvel, controles, controle de voz)

A maioria dos aspiradores de pó robô tem um botão liga / desliga e pouco mais. A ideia é que você os gerencie com um controle remoto ou com um aplicativo móvel . Os modelos mais modernos incluem conectividade para assistentes como Alexa ou Google Home.

Geralmente, se eles tiverem Wi-Fi, há um aplicativo móvel. É o caso do Roomba 960, do Conga 6090 Ultra, do Deebot 950, do IKOHS NETBOT S15 ou do Xiaomi Vacuum 2. Os restantes aspiradores da nossa lista funcionam com telecomando.

No momento, apenas alguns podem ser gerenciados com assistentes virtuais. É o caso da Conga 6090 Ultra, da Deebot ou da Xiaomi Roborock.

Com a aplicação móvel é possível programar a limpeza para níveis quase nocivos à saúde: por zonas, por horas, por intensidade… Por exemplo, pode dizer-lhe para aspirar apenas a cozinha todos os dias depois de comer.Vencedor: Conga 5490

Se você deseja um aspirador de pó robótico avançado, nada melhor do que ter um aplicativo que lhe permita aproveitá-lo ao máximo. O aplicativo Conga 6090 se destaca por suas amplas opções de customização sem descuidar do design. Em suma, você pode personalizar a limpeza com bastante rapidez e sem complicações, graças a um design simples e agradável.

Também gostamos da conectividade do Xiaomi Roborock. Mas a marca chinesa continua tendo problemas com a tradução, que melhorou, mas ainda não está perfeita.Finalista: Deebot Ozmo 950

O aplicativo Ecovacs é funcional e permite criar mapas de vários andares, algo útil se você tem um duplex ou se deseja utilizá-lo em várias casas. Mas poderia ser mais intuitivo: como você não se dá bem com tecnologia, pode acabar usando o controle remoto.

Eficácia de limpeza

Quanto aos aspirados, o mais potente de longe é o Conga 6090 Ultra. Eles têm até 10.000 Pa de potência, enquanto o próximo na lista seria o Xiaomi com 2.000. No entanto, quase todos os aspiradores desta lista têm um modo Turbo que lhe permite dar um “impulso” quando necessário, em áreas muito sujas ou alcatifas.

tipo de escova também influencia a limpeza. Embora o Roomba mantenha seu design com duas escovas opostas (das quais não gostamos muito, embora seja anti-emaranhado), a maioria opta por um sistema combinado de cerdas e silicone Mais uma vez, a Conga 6090 Ultra oferece mais opções: uma escova especial para pêlos de animais e – a novidade – a escova Jalisco, que combina silicone e microfibra.

Outros permitem que você prenda um esfregão , como o Deebot 950, o Rowenta ou o Xiaomi. Já o Taurus Mini só funciona com esfregona.

Outro fator a considerar são as escovas laterais : geralmente uma ou duas. Isso significa que se você tiver apenas um limpador, pior? Não: mas vai demorar mais, porque você terá que fazer mais voltas.Vencedores: Deebot Ozmo 950 e Deebot N97S

Duas escovas laterais e uma principal com materiais mistos, em forma de V. Potência de sucção mais do que correta e filtro de alta eficiência para evitar a dispersão do pó.

A diferença entre um e outro modelo é a conectividade e a limpeza, mas na limpeza elas andam de mãos dadas.Finalista: Conga 6090 Ultra

Não é a vencedora, mas a Conga 6090 Ultra chega perto graças à sua alta potência e à escova Jalisco, embora tenha apenas uma escova lateral.

Função de esfrega

Não encontramos nenhum modelo de aspirador robô que, até hoje, permita passar 100% sem o esfregão. Os principais problemas? O esfregão marca no chão e o gotejamento, que segundo o robô encharca mais do que qualquer outra coisa.

O Cecotec inclui a lavagem de série em todos os seus modelos, embora existam diferenças ao nível do sistema e da sua eficiência Também faz parte do Deebot 950 e do Xiaomi Mi Vacuum 2. Em troca, o ILife opta por um sistema de gotejamento.Vencedor: Conga 6090 Ultra

Sem ser perfeito, o sistema 6090 é o melhor que já vimos, pois imita o movimento natural de uma esfregona.

Além disso, por possuir tanque misto de água e sólidos, permite que a aspiração e a limpeza sejam programadas ao mesmo tempo, enquanto os outros modelos se limitam a jogar a água e limpar a esfregona úmida.Finalista: Roborock S5 Max

O grande tanque de esfoliação do Roborock S5 Max catapultou-o como finalista, pois pode deixar 200 m² de brilho, respeitando os tapetes.

Além disso, controla a pressão da esfregona no chão para que seja constante, mesmo durante longas sessões de limpeza.

Nesta categoria também podemos adicionar o Deebot 950, que permite limpar e aspirar ao mesmo tempo. Há usuários que reclamam das marcas no solo, mas, de maneira geral, seu desempenho parece bastante correto.

Autonomia

A maioria dos fabricantes relata uma faixa máxima otimista, sempre calculada no modo ECO . Normalmente, o robô se move entre a hora oferecida pelo Roomba 605 e os 240 minutos que o Conga 6090 Ultra promete.

Se você tem um apartamento pequeno, 60 minutos são suficientes para você . Por outro lado, se sua casa for grande, você deve buscar maior autonomia.

É importante que o robô saiba como retornar apenas à base de carga se um dia você lhe der muita força. E se você também mantiver o programa de limpeza que estava fazendo na memória, melhor.

autonomia e tempo de carregamento dos aspiradores robôs

Vencedor: Conga 6090 Ultra

Uma bateria de 6.400 mAh e uma autonomia aproximada de até 240 minutos no modo ECO e 120 no modo normal fazem deste modelo o vencedor.Finalista: Deebot Ozmo 950

A bateria é de 3.200 mAh. Isso nos dá cerca de 200 minutos de uso contínuo no modo ECO . Tanto a Conga quanto o Deebot vão por conta própria para recarregar quando precisam e depois continuam a limpeza.

Ruído

Normalmente, um aspirador de pó robô não faz tanto barulho quanto um aspirador de pó tradicional. Como referência, a partir de 65/70 decibéis passa a ser considerado incômodo, dependendo do nível de tolerância de cada um.

Normalmente ficam em torno de 65 dB , mas atenção, é a intensidade estimada no modo ECO . Se você ligar o turbo, o número aumenta.

O modelo mais barulhento da nossa lista, de acordo com o próprio fabricante, é o Roomba 960 com 70 dB . Em troca, temos o mínimo de 56 dB , no híbrido Yeedi 2.

ruído de aspiradores de pó robóticos

Vencedor: Yeedi 2 híbrido

Emite 56 dB em baixa potência, muito interessante para um uso superficial. Claro, se houver mais sujeira, é melhor optar pela aspiração máxima de 2.500 Pascal, mais do que suficiente para manter a limpeza diária de sua casa.Finalistas: Lucid i10, Conga 1090 e IKOHS Netbot S15

Este trio de aspiradores de pó básicos não é muito potente, portanto, eles têm o potencial de fazer menos ruído e, assim, diminuir a média de ruído usual nos aspiradores de pó robóticos desta lista, sem sacrificar a eficiência da aspiração.

Qual é o melhor aspirador de pó robô? Nossas recomendações

Finalmente, estes são os modelos que recomendamos de acordo com seu orçamento:

O melhor aspirador robô barato: IKOHS NETBOT S15

O melhor aspirador robô barato: IKOHS NETBOT S15Ver em Amazon

Um aspirador de pó robô que esfrega e é controlado por um aplicativo por menos de 150 euros? Bem, sim, aqui está: o IKOHS NETBOT S15 é um dos modelos mais populares precisamente porque oferece uma boa variedade de recursos a um preço acessível.

Logicamente, por esse preço é difícil encontrar funções avançadas como navegação inteligente ou limpeza localizada, mas possui detalhes muito atraentes para facilitar a manutenção da nossa casa .

Se você é uma pessoa que não quer complicar as coisas, seu uso se limita a apertar o botão de limpeza do próprio robô. Mas se você não está em casa (ou não quer se levantar), também pode fazê-lo desde o aplicativo para começar a trabalhar. O que você tem um Echo ou alto-falante inteligente do Google? Bem, você também pode começar com sua voz.

Não é o mais potente e sua navegação não é a mais precisa, mas sua combinação de potência, autonomia e sistema de filtragem HEPA conseguirá deixar o piso muito mais limpo do que antes, sem esforço. Suas armas? Dois modos de operação e um acessório que serve tanto para esfregar quanto para esfregar.

Em resumo, se você está com pouco orçamento ou não quer gastar muito em um robô para limpar, o IKOHS NETBOT S15 é o mais completo dos modelos baratos .

PROS
  • O melhor aspirador robô barato
Ver em Amazon

O aspirador de pó robô com melhor qualidade e preço: Conga 6090 Ultra

O aspirador de pó robô com melhor qualidade e preço: Conga 6090 UltraVer em Amazon

O Conga 6090 Ultra é um dos aspiradores robotizados mais completos que encontramos no mercado (pelo menos por agora). E também, com um preço razoável por todas as funcionalidades que nos oferece.

Poder, autonomia e mapeamento estão fora do comum . E a conectividade WiFi, combinada com um aplicativo móvel muito abrangente, permite coisas como a criação de até cinco mapas diferentes . Será muito útil se tiver vários andares, e também se vai mudá-la por várias casas como segunda residência.

Se você não quiser se envolver, pode sempre usar o controle remoto ou direcionar o robô como um drone, do seu celular. Ou operá-lo com voz, já que é compatível com Alexa e Google Home .

Também permite criar áreas restritas sem a necessidade de faixas magnéticas ou barreiras físicas. Marque no mapa a área onde você não deseja que o robô entre e pronto.

A limpeza é muito eficiente, com 10 modos que combinam aspirar e esfregar em diferentes intensidades . De sobras para ter a casa em condições.

Achamos difícil obter buts fora deste Cecotec Conga 6090 Ultra. Você pode ter preguiça de aprender a usar o aplicativo e é verdade que terá que gastar tempo agendando a limpeza se quiser ser muito meticuloso. Mas, se o fizer, pode esquecer por muito tempo a manutenção diária da casa.

PROS
  • O aspirador de pó robô com melhor qualidade e preço
Ver em Amazon

Melhor aspirador robô: iRobot Roomba 960

Não há surpresas aqui: o melhor aspirador de nossa lista é o mais caro, mas esse preço é mais do que justificado quando você começa a olhar as características técnicas do iRobot Roomba 960.

Porque tem de tudo: ligação WiFi , sistema de navegação inteligente para não deixar um canto sujo, parede virtual , aspiração mais potente com o sistema AeroForce , que inclui um filtro muito semelhante ao HEPA … e claro o sistema de escovas e extractores que tornou a marca famosa.

E por esse preço você não esfrega? Pois não. É interessante notar que a maioria dos aspiradores robôs que oferecem limpeza úmida o fazem como um extra e não substituem, de forma alguma, o velho esfregão. Na iRobot optou por não fazer o 2 em 1 e, se quiser usar água, tem que passar novamente no caixa e comprar um eletrodoméstico da linha Braava como este .

É bom pegar o pack completo, mas se você decidir apenas pelo Roomba 960 já terá feito um excelente investimento e terá os pisos como os jatos de ouro. Garantido.

PROS
  • Melhor aspirador robô

O aspirador robô mais avançado: Ecovacs Deebot Ozmo 950

O aspirador robô mais avançado: Ecovacs Deebot Ozmo 950Ver em Amazon

Por fim, não podemos perder o Ecovacs Deebot Ozmo 950, que neste momento reúne as últimas novidades do mercado .

Além dos fundamentos (limpa bem), destaca-se o mapeamento a laser, que permite reconhecer diferentes planos ou pisos da casa . A partir daí, praticamente tudo pode ser programado: áreas de limpeza, potência de aspiração e esfrega, áreas a evitar, etc.

A função de esfregar é outro dos seus pontos fortes , pois permite varrer / aspirar e esfregar ao mesmo tempo. Ou seja, não duplicamos o tempo de limpeza, apesar de ser necessário mudar a esfregona sempre que a utilizar (embora na esfrega ligeira nos apressemos um pouco).

O Ecovacs limpa bem em qualquer superfície e até detecta tapetes. Auto-regula a esfrega (a quantidade de água usada) e a potência de aspiração para proteger o chão se for delicado. E se não quiser deixar essas decisões nas mãos deles, pode sempre escolher você mesmo as funções através da sua aplicação prática.

Lembre-se que este Ecovacs tem tantas possibilidades que vai precisar de alguma atenção sua no início , principalmente se você quiser controlar muito a limpeza. Isso significa que não é um robô típico de “apertar um botão” e voila. Ou sim, mas então você estaria desperdiçando muitas de suas funções.

Acrescente a isso que mesmo com a potência máxima ele é o mais silencioso do mercado, e temos um robô que nos permite acessar a tecnologia de ponta a um preço competitivo .

PROS
  • O aspirador robô mais avançado
Ver em Amazon

Guia para comprar o melhor aspirador robô

aspirador robô de limpeza

Se você é daqueles que pensam que com vassoura, pá e esfregão já tem mais do que suficiente para manter o chão da sua casa em bom estado … acertou.

Este é o básico, mas certamente você tem um aspirador que tira de vez em quando, provavelmente um esfregão para polir o parquet ou o piso, etc.

Pense por um momento na quantidade de lixo que você tem em casa, só para limpar o chão.

Tudo isso pode ser reduzido consideravelmente se você investir em um robô de limpeza, que finalmente manterá os fiapos do chão afastados, sem que você precise investir tempo ou esforço.

Será ótimo para você se:

  • você tem pouco tempo (ou pouca vontade) para cuidar da limpeza em casa
  • você tem filhos pequenos que engatinham e é preciso ter um piso impecável
  • você tem animais de estimação em casa que perdem cabelo por toda parte
  • você é alérgico a poeira e deve ter cuidado especial com poeira e sujeira

A menos que você invista em um eletrodoméstico de última geração, lembre-se de que um aspirador de pó robô não funcionará em profundidade. Vamos lá, você não precisa fazer uma limpeza geral de vez em quando , mas não é a mesma coisa atacar a casa quando você não pode mais manusear a poeira do que revisar um “envelope limpo” porque a manutenção fica por conta do Encontro: Data.

Além disso, um aspirador de pó robô em casa pode ser uma fonte de diversão extra! Aqui está um exemplo:https://www.youtube.com/embed/YCv9o7qteko?rel=0

Quanto vale um bom aspirador de pó robô?

Como sempre, depende . Mas esse é um dos casos em que geralmente não há trapaça, e o preço é um bom indicador para saber a qualidade do que você toma. Quanto melhor o mecanismo, mais custará para você , simples assim. E é por isso que encontra aspiradores robotizados no mercado na ordem dos cem euros e outros que se aproximam perigosamente dos mil.

Isso significa que o mais barato não vai funcionar para você? Não necessariamente, mas significa que você está levando para casa um eletrodoméstico muito simples, que funciona como aspirador de pó, mas não oferece todos os recursos que você encontra em um robô de última geração: programação exaustiva, varredura inteligente de toda a casa , WiFi, etc.

Portanto, você precisa encontrar o equilíbrio entre seu orçamento e todos os avanços técnicos que provavelmente irá desejar assim que os visualizar.

Se você estiver com orçamento limitado, experimente um aspirador de pó simples para ver até que ponto consegue aproveitá-lo ao máximo … e, eventualmente, pule para um mais caro que ofereça mais opções e personalização.

Características técnicas a levar em consideração

Tipo de solo

Um piso de cerâmica não é o mesmo que um parquete ou um carpete. É algo que você deve levar em consideração na hora de escolher o modelo do seu aspirador robô, pois existem alguns que não respondem bem em pisos macios, ou possuem roletes que podem ser agressivos demais para madeiras delicadas.

Se você tem tapetes muito grossos ou animais de estimação que soltam pêlos, ficará interessado que o robô tenha um modo de vácuo extra, para poder aplicar a potência máxima nessas áreas específicas.

Rolos anti-nó

Vá em frente que de vez em quando você tem que se curvar e limpar o aspirador de pó do robô. O tanque de sujeira deve ser esvaziado e os roletes limpos para garantir o melhor desempenho.

No entanto, alguns aspiradores de pó robóticos incluem um sistema anti-nó que evita encravamentos, especialmente ao lidar com tapetes grandes ou áreas muito sujas.

Se você tem animais de estimação peludos, não hesite: você está interessado.

Duração da bateria

Quanto maior for sua casa, mais você se preocupará com a vida útil da bateria. A maioria dos modelos leva cerca de 60 minutos , mais do que o suficiente para a limpeza diária, mas há alguns que podem passar de duas horas.

Como de costume, quando falamos de baterias, a duração fornecida pelo fabricante é estimada e depende se você está usando o robô no modo eco ou na potência máxima.

Modo de carregamento

A maioria dos modelos inclui uma base de carregamento, que é deixada conectada e fixada em algum lugar da casa. Muitos robôs voltam sozinhos ao perceber que a bateria está acabando, por isso a base deve estar em um local acessível e sem obstáculos que impeçam a passagem até a máquina.

Se você não tem muito espaço em casa, existem alguns aspiradores de pó que permitem que você passe sem a base e carregue diretamente conectando com um cabo.

Nível de ruído

Um limpador de robô geralmente é muito mais silencioso do que um aspirador de pó tradicional … mas não para de fazer barulho. Se você vai estar em casa quando o aparelho funcionar, encontre um nível de som que seja tolerável para você . O limiar de resistência de cada pessoa é diferente, mas a partir de 65/70 dB passa a ser considerado ruído. Lembre-se da grande vantagem desses aparelhos: você fará outra coisa. Não deixe que a bagunça o impeça.

Medidas

Se você tem pouco espaço em casa, é algo a se levar em consideração, pois o diâmetro pode variar muito de um modelo para outro (e isso também influencia a capacidade do tanque e a periodicidade com que você tem que esvaziá-lo).

No entanto, a informação mais importante é a altura, pois é ela que determinará se o aspirador pode limpar debaixo dos seus móveis ou não.

Não se esqueça de conferir antes de comprar, para não ter a desagradável surpresa de que o robô não cabe nem um centímetro embaixo do sofá.

Limpeza a seco ou úmida

Embora o conceito do aspirador de pó robô seja trabalhar a seco, alguns modelos incorporam um tanque de água que desempenha uma função semelhante à de esfregar. Alguns funcionam pingando, outros incorporam um esfregão que funciona no molhado.

É importante dizer que não substitui uma boa esfrega tradicional, mas é uma limpeza extra que manterá o piso mais brilhante e evitará manchas.

Filtros

As escovas do aspirador de pó do robô levantam poeira e partículas, que podem permanecer no ar que você respira ou entrar nos mecanismos do robô e danificá-los com o tempo. Por isso é importante que tenham algum tipo de filtro, muito melhor se for HEPA , que além de evitar esses danos purifica o ar durante o funcionamento. A marca Roomba utiliza filtros AeroVac, de fabricação própria, muito semelhantes aos HEPA.

Controle remoto / WiFi

Os aspiradores de pó robóticos mais simples são operados com um simples botão liga / desliga, mas é cada vez mais comum encontrar um controle remoto na caixa. Ele controla as funções adicionais, como modo de limpeza ou de agendamento , que lhe permite esquecer de limpar, mesmo quando não estão em casa.

Os modelos mais avançados possuem conexão Wi-Fi e são controlados por um aplicativo no celular . Lá você pode fazer uma programação mais exaustiva, monitorar a eficiência de cada sessão de limpeza ou receber um aviso quando houver algum problema, como congestionamento de motor.

Sistema de orientação

Determina a forma como o robô se move para limpar e é um dos elementos que mais influencia o preço . Os modelos mais simples movem-se aleatoriamente pelo espaço disponível, possuem um pequeno pára-choque que os impede de serem danificados ao tropeçarem em um móvel e, quando isso acontece, mudam de direção.

Um passo adiante, a maioria tem sensores infravermelhos que os avisam quando há um objeto na frente deles . Se forem de boa qualidade, evitam batidas no móvel (e possíveis marcas) tornando a navegação um pouco mais inteligente.

Alguns até incorporam um sensor de sujeira , que permite reconhecer áreas que precisam de atenção especial, como corredores ou sob a mesa da sala de jantar.

Por fim, os modelos mais avançados contam com um sistema de navegação que mapeia a casa , criando uma planta de toda a superfície a ser limpa. Assim, o robô controla perfeitamente as áreas por onde passou e as que não passou, tomando cuidado para não esquecer nenhuma.

Sensores anti-queda

Essencial se você tiver uma casa de dois andares ou se houver a menor possibilidade de seu robô cair de algumas escadas.

Alguns robôs de limpeza também possuem uma espécie de «sensor de vácuo», interessante para evitar que caiam em um buraco ou degrau. A desvantagem é que, se você tiver um tapete preto, pode ser confundido com um buraco e não vai limpar lá.

Parede virtual

Permite definir uma área específica na qual não queremos que o nosso aspirador robô funcione. É muito útil para proteger os comedouros do animal , por exemplo, ou para evitar que ele entre em ambientes mais complicados, com muitos cabos ou material delicado no chão. Também o impede de sair para o jardim se não houver um rodapé que o impeça.

Existem vários sistemas para criar uma parede virtual, geralmente com sensores infravermelhos que o robô identifica como um obstáculo intransponível; ou por meio de uma faixa magnética, que é colocada como uma barreira. Algumas marcas incorporam a opção “halo”, que gera uma área de segurança circular ao redor do objeto a ser protegido.

Qual é a melhor marca de aspirador de pó robô?

Até recentemente, a única marca a olhar era o iRobot Roomba . Na verdade, você ouvirá mais de um dizer que tem um Roomba em casa, independentemente da marca que colocar no rótulo.

O Roomba é para limpar robôs como a Apple para a computação: desempenho perfeito, mas preços altos. E porque não dizer, existe um determinado estatuto social que está associado à marca.

Porém, como na maioria dos eletrodomésticos, a democratização da tecnologia fez com que recentemente surgissem no mercado outras marcas que enfrentam o todo-poderoso Roomba: LG, Philips, Rowenta, Taurus, Vileda …

E, claro, as empresas chinesas começaram a competir fortemente , não apenas no setor de baixo custo ou marcas próprias , mas com características que não têm muito a invejar os modelos mais modernos: Xiaomi, iLife ou Ecovacs são ótimos exemplos de esta tendência.

Roomba vs Conga

iRobot Roomba e Conga, da empresa espanhola Cecotec, são as marcas que dominam o mercado de aspiradores robotizados e muitas vezes surgem dúvidas na escolha de uma ou outra. Para ajudá-lo a decidir, aqui estão as principais diferenças:

  • O preço. Os aspiradores Roomba são sofisticados, e isso aparece no preço. Já os Cecotec são mais baratos e com ótima relação custo-benefício.
  • A experiência. IRobot Roomba está no mercado há mais de 20 anos, enquanto os aspiradores de pó robô Conga são muito mais recentes.
  • A inovação. O Roomba é o espelho no qual outros fabricantes deste aparelho se olham. Na altura apostaram claramente no I&D, embora agora que estão consolidados dá-nos a impressão de que privilegiam a fiabilidade em detrimento dos “experimentos”. Em troca, na Conga eles colocaram as baterias e nos surpreendem com cada modelo. Por exemplo, todos os Cecotec incluem a função scrub, embora nos modelos mais simples seja bastante básica.

Obviamente, tudo depende do que você está procurando, então aqui está nossa recomendação:

  • Se você quer uma marca consolidada e não se importa em pagar por ela: iRobot Roomba.
  • Se procura qualidade-preço e a marca não é tão importante para si: Cecotec Conga.
  • Se pretende um simples aspirador de robô , o Cecotec Conga inclui extras muito interessantes nos seus modelos mais básicos, como o esfregão ou o filtro HEPA.
  • Se você está procurando recursos premium e um certo “status” , o Roomba é a sua opção. Não é a mesma coisa comprar um iPhone do que um telefone Android, certo? Bem, um pouco o mesmo.

Continuando com a comparação, imagine que você está comprando um telefone. No momento da verdade, hoje um telefone Android topo de linha pode fazer o mesmo que um da Apple … mas não é o mesmo. Um iPhone é confiável, falha pouco, dura muito e, tecnicamente, funciona como um relógio. Em troca, não é nada barato.

Bem, com o Roomba acontece mais ou menos o mesmo. Sua tecnologia não é mais exclusiva e outras marcas como a Cecotec fazem o mesmo ou até mais (como a função de esfrega ou mapeamento a laser). Mas com a iRobot você sempre tem a garantia de que está comprando um eletrodoméstico «sem falhas» , com funcionamento perfeito e projetado para durar.

Seja qual for a sua escolha, seja claro sobre uma coisa: em ambos os casos, você está fazendo uma grande compra . Tanto Roomba quanto Conga são marcas de referência e respondem muito bem em suas diferentes gamas.

Avalie esta entrada!