Top 10 melhores fritadeiras sem óleo de 2022: Comparação e guia

melhor fritadeira sem óleo

Sabe como é difícil fritar qualquer coisa: que se gastar muito óleo, que se tiver de o limpar, que se o cheiro de fritanga que permeia a cozinha… para não falar das calorias que está a colocar entre o peito e as costas com aquele delicioso prato de croquetes ou batatas fritas.

Bem, pode obter esse mesmo prato com uma fritadeira sem óleo, também chamadas fritadeiras a ar, são a mesma coisa. Evitando toda a confusão na cozinha, e cuidando da sua saúde ao longo do caminho.

Mas como é que o fazem? O segredo é que cozinham com ar quente, como um forno de convecção. Desta forma, o calor é distribuído uniformemente e chega aos alimentos sem que o óleo tenha de actuar como condutor. Apenas uma colher de chá de óleo para adicionar sabor e evitar a colagem é mais do que suficiente.

Os puristas franceses dir-lhe-ão que não são o mesmo que fritar numa frigideira. Mas a verdade é que com uma fritadeira sem óleo pode-se conseguir um sabor e textura muito semelhantes – mas não idênticos – às batatas fritas tradicionais, demorando muito menos tempo na cozinha e ganhando em saúde.

E não só: sendo mini-ovens, a maioria destes aparelhos permite-lhe cozinhar de várias maneiras: assar, assar, tostar… Se aprender a tirar partido deles, pode fazer pratos doces e salgados, e descobrir receitas novas e saudáveis.

Top 10 melhores fritadeiras sem óleo de 2022 – Revisões de modelos

10. Cecofry Compact Rapids

10. Cecofry Compact RapidsVer em Amazon

Com um preço surpreendentemente baixo, o Cecotec Cecofry Compact Rapid é um multifuncional que oferece as opções básicas: fritar, tostar, assar, assar e até grelhar.
Tudo isto com uma tigela um pouco menor do que o habitual neste tipo de aparelho (1,5 litros), mas também mais manejável, por isso se estivesse habituado a uma fritadeira com óleo, o Cecofry Compact Rapid é exactamente o que procurava para o substituir.

A operação é muito simples, com um parafuso para a temperatura e outro para o temporizador, que vai até 30 minutos.

Também inclui uma base de silicone para proteger a bancada e uma concha para mover os alimentos sem danificar o revestimento da panela. E vem com um cesto como um acessório que lhe permite utilizá-lo como forno.

Além disso, juntamente com as instruções, vem um livro com 50 receitas, para que possa tirar o máximo partido do seu Cecofry Compact Rapid.

PROS
  • O preço, cerca de 50 euros.
  • Tem função de forno.
  • Inclui um livro de cozinha completo.
CONTRAS
  • O tamanho da sua tigela é pequeno.
  • Embora em teoria permita assar ou torrar, a verdade é que se destina mais a substituir uma fritadeira a óleo, e não permite preparações complicadas.
Ver em Amazon

9. Aicok

Esta fritadeira sem óleo da Aicok permite não só fritar, mas também assar, assar e preparar qualquer tipo de comida.
No entanto, o tipo de tigela faz mais lembrar uma fritadeira tradicional onde, claro, eliminamos o óleo. Esse é o seu principal objectivo, que vamos tirar mais proveito.

Se é novo a utilizar este tipo de aparelho, tenha em mãos as instruções de cozedura para controlar os tempos necessários, dependendo do tipo de comida. Uma vez que se apanha o jeito, a verdade é que a operação é muito simples, com dois simples botões de roda: temperatura e tempo. É impossível torná-lo mais intuitivo.

A temperatura é regulada entre 80° e 200°, mas o invólucro exterior é protegido, para que possamos tocar-lhe com segurança mesmo quando está em funcionamento.

O temporizador (tempo máximo de cozedura) dura até 30 minutos, e não permite uma programação atrasada. Por outras palavras, temos de estar em casa para preparar os alimentos.

A frigideira e o cesto (estilo tradicional de fritadeira profunda) removíveis e sem cola são seguros para a máquina de lavar louça.

Com um pouco mais de capacidade (3,5 l) e potência (1.400 W), tem também um pequeno detalhe de design que apreciará: uma pega de transporte na parte superior para que a possa mover facilmente. É também livre de BPA (Bisfenol A).

Talvez a única desvantagem que encontramos é que não inclui nenhum acessório extra para a vaporização, por exemplo. Mas se o seu principal objectivo é obter comida frita sem óleo, com este Aicok pode consegui-lo… e pelo caminho pode experimentar com outros tipos de pratos.

PROS
  • Boa relação custo-benefício
  • Muito fácil de usar
  • Incluindo pega de transporte
CONTRAS
  • O revestimento anti-aderente é um pouco fino, lave-o com cuidado
  • Extras para diferentes tipos de cozedura não estão incluídos

8. Princess Digital Aerofryer XL

8. Princess Digital Aerofryer XLVer em Amazon

Com o seu design surpreendentemente compacto, o Aerofryer XL 182020 ocupa menos espaço na cozinha do que se poderia esperar. Isto é importante, porque a 5 kg de peso é necessário encontrar um lugar mais ou menos regular para o mesmo: não é um aparelho concebido para ser guardado num armário quando não está a ser utilizado, mas para ser mantido à vista e utilizado com regularidade.
É certamente um daqueles aparelhos que o faz pensar porque não o comprei antes? O Aerofryer é especificamente concebido para fritar sem óleo, mas também permite assar, assar, cozinhar e tostar, e até aquecer alimentos de uma forma mais palatável do que um microondas.

O painel digital é simples de utilizar. Se não quiser mexer na programação de temperatura e tempo, tem oito configurações pré-programadas para diferentes alimentos, para que possa realmente preparar alimentos ao toque de um botão.

Tem um cesto amovível e uma gaveta anti-aderente. Ambos os elementos são laváveis na máquina de lavar louça. No entanto, a limpeza manual é menos agressiva e prolonga a vida das peças, pelo que pode valer a pena; como não utiliza óleo, limpa num instante.

Inclui uma grelha para poder cozinhar em dois níveis, aproveitando ao máximo o espaço e o calor.

PROS
  • O preço, menos de uma centena de euros.
  • Tem oito configurações pré-programadas, dependendo dos alimentos.
  • A grelha permite cozinhar em dois níveis.
CONTRAS
  • Embora seja seguro para a máquina de lavar louça, a lavagem das peças à mão prolongará a sua vida útil.
  • Não inclui um livro de receitas, mas existe uma secção com ideias no website do fabricante.
Ver em Amazon

7. Duronik AF1

7. Duronik AF1Ver em Amazon

Com um design retro agradável, a fritadeira Duronik AF1 sem óleo está disponível em duas cores, preto ou branco, para se adequar a qualquer cozinha.
A potência máxima é de 1,600 W. É uma potência bastante elevada em relação à sua capacidade, mas isto não significa necessariamente que consumirá muito: ao atingir altas temperaturas num tempo muito curto, reduz os minutos de cozedura e, portanto, o tempo que temos para manter a máquina ligada.

O sistema fechado de cozedura evita odores e mantém o exterior fresco, para que se possa tocá-lo com segurança mesmo quando está a funcionar.

A cozedura é controlada manualmente, com um selector de temperatura até 200° e um temporizador durante até trinta minutos. Uma vez transcorrido o tempo definido, a fritadeira desliga-se automaticamente, emitindo um sinal sonoro para avisar que a comida está pronta.

Inclui um cesto para grelhar carne ou peixe, ou para cozer legumes ao vapor simplesmente adicionando um pouco de água ao fundo da tigela. Tanto o suporte como a tigela são laváveis na máquina de lavar louça.

A taça não tem uma grande capacidade, mas é precisamente por isso que não ocupa muito espaço. É mais do que suficiente para pessoas solteiras ou casais.

PROS
  • O tamanho é pequeno e prático, por isso não ocupa muito espaço.
  • O desenho, retrô e linhas curvas, fica bem em qualquer cozinha.
  • Permite-lhe cozinhar a vapor.
CONTRAS
  • A panela não tem uma grande capacidade. Se houver hóspedes em casa, poderá ter de cozinhar em vários lotes.
  • Sete quilos é muito peso para se deslocar regularmente. Precisará de um espaço fixo na cozinha para manter esta fritadeira à mão.
Ver em Amazon

6. Tefal Fry Delight FX1000

6. Tefal Fry Delight FX1000Ver em Amazon

Embora tenha um desenho muito semelhante ao de uma fritadeira tradicional, a Tefal Fry Delight permite escolher entre quatro modos de cozedura – fritar, grelhar, assar, assar – ajustando a temperatura a cada caso específico.
O temporizador vai até 30 minutos, mais do que suficiente para preparar deliciosas batatas fritas (duas porções em 15 minutos), cozinhar carne, vegetais ou peixe, assar um bolo ou assar alguns pedaços de frango. Naturalmente, todos com pouco ou nenhum óleo.

O manual de instruções está em espanhol, embora a operação seja tão intuitiva que não o utilizará muito. O temporizador é um parafuso que gira para marcar o tempo, e a temperatura é um botão que é ajustado da direita para a esquerda. É tão fácil quanto isso.

A única coisa que tem de ter em mente é retirar o tabuleiro a meio da cozedura para mexer os alimentos, o que significa que tem de estar minimamente vigilante durante a preparação.

Embora atinja uma temperatura de até 200 graus, é sempre fresco ao toque e pode ser manuseado sem qualquer problema. As peças (taça e cesto) são facilmente desmontáveis e podem ser colocadas na máquina de lavar louça.

Embora não tenha acessórios extra ou um temporizador, o Tefal Fry Delight é um aparelho simples que cumpre o que promete: fritar ou cozinhar pratos saudáveis, eliminando óleo e acelerando os tempos de cozedura.

PROS
  • É muito fácil de usar.
  • Pode escolher entre quatro modos de cozedura.
  • Tanto a tigela como o cesto de fritura são fáceis de remover e de lavar.
CONTRAS
  • Em relação ao peso e tamanho que ocupa na cozinha, a tigela pode ser pequena.
  • Tem acessórios extra (assadeira e grelhador) mas tem de os comprar separadamente.
Ver em Amazon

5. Philips Air Fryer HD9220/20

5. Philips Air Fryer HD9220/20Ver em Amazon

Como todos os aparelhos deste tipo, a Philips Air Fryer HD9220/20 é muito mais do que uma fritadeira saudável, permitindo-lhe grelhar, assar e tostar uma grande variedade de pratos.
A tigela pode ser dividida em duas por um pedaço, para cozinhar determinados alimentos separadamente.

Tem controlo de tempo e temperatura sob a forma de parafuso: até 30 minutos e 200 graus. Quando o temporizador se desliga, a fritadeira emite um sinal sonoro e desliga-se automaticamente.

O cesto de alimentos é muito ergonómico e confortável de segurar. Se for necessário agitar a comida, basta retirar a tigela e mexer o pulso para abanar o cesto. Não há necessidade de sujar uma colher ou garfo.

Um pequeno detalhe que facilitará muito a sua vida é o apanhador de fios. Como na maioria dos aparelhos deste tipo, o cabo não é muito comprido (0,8 m) mas não se destina realmente à utilização e armazenamento, mas sim a mantê-lo fixo num canto da cozinha.

Precisamente por esta razão é apreciado que tenham cuidado do desenho, muito mais agradável e limpo do que a típica fritadeira com óleo.

Inclui um livro de receitas e a possibilidade de descarregar gratuitamente a aplicação Philips Airfryer, com mais de duzentas receitas passo a passo, desde o nível mais básico até ao mais avançado, bem como dicas e truques para a limpeza e manutenção do seu aparelho.

PROS
  • O design é elegante e compacto, tem bom aspecto em qualquer cozinha.
  • A tigela pode ser dividida em duas para cozinhar os alimentos separadamente.
  • O cesto de alimentos é muito ergonómico e fácil de manusear.
CONTRAS
  • Por um preço semelhante, pode encontrar fritadeiras com mais características. É claro que não serão Philips…
  • A grelha superior é um pouco difícil de limpar.
Ver em Amazon

4. Turbo Cecofry 4D

4. Turbo Cecofry 4DVer em Amazon

A grande novidade do Turbo Cecofry 4D, da marca Cecotec é que lhe permite escolher a forma como emite calor: acima, abaixo, ou no modo 360 graus.
Desta forma, podemos preparar o prato quase como num forno tradicional, utilizando apenas a grelha ou procurando uma cozedura rápida e integral.

O tabuleiro revestido de pedra cerâmica ajuda ainda mais a distribuir a temperatura, e também evita que os alimentos se colem.

O temporizador vai até aos 90 minutos, o que lhe permite cozinhar refeições grandes. No entanto, este tempo pode ir até 16,5 horas a baixa temperatura no modo iogurte. Esta é uma grande característica para fazer lacticínios caseiros, que são muito mais saborosos e saudáveis do que os industriais (e assim eliminando o fabricante de iogurte da lista de lixo para guardar na cozinha).

Este é um dos 8 programas predefinidos, concebido para facilitar a usabilidade deste aparelho, embora claro que pode ser programado manualmente, se controlarmos bem a lista de tempos e temperaturas.

Tem uma grelha que distribui o espaço para cozinhar dois pratos ao mesmo tempo, ou várias elaborações em receitas mais complexas. No fundo há uma pá que retira a comida para não ter de o fazer à mão, abrindo a tigela e perdendo calor no processo.

PROS
  • A função iogurte é um extra muito útil para os amantes de lacticínios.
  • Pode usar a pá automática para mexer os alimentos, ou fazê-lo manualmente se preferir.
  • Permite-lhe escolher entre três tipos de cozedura: superior, inferior ou 360 graus.
CONTRAS
  • Embora tenha um desenho muito compacto, a pega da tigela é colocada para fora de uma forma que pode dificultar o seu armazenamento.
  • Tem uma bandeja plana para a preparação de pizzas ou omeletes, mas é preciso comprá-la separadamente.
Ver em Amazon

3. Tefal Actifry Genius Snacking

3. Tefal Actifry Genius SnackingVer em Amazon

Com todas as características de uma fritadeira básica sem óleo, o Tefal Actifry Genius Snacking vai um passo mais além, incorporando funcionalidades das quais os amantes de alimentos saudáveis podem tirar o máximo partido.
Tem 9 programas automáticos, desde a função tradicional de fritar batatas (até 1,2 kg) e o inovador wok e cozinha mundial. Tem também controlo electrónico da temperatura que se regula a si próprio para cozinhar de forma mais rápida e eficiente.

Inclui um acessório de Snacking: uma bandeja de rack para fritura ligeira, massa e tempura. É óptimo para fazer croquetes, pepitas, lulas, etc., sem partir ou danificar o revestimento.

Uma das coisas mais apreciadas é a tampa transparente, para poder ver o estado de cozedura sem ter de abrir a tigela, evitando a perda de calor e energia. Também muito útil é a pá misturadora, que agita continuamente os ingredientes. Isto assegura que todos os ingredientes são cozinhados por igual, ao contrário de outras fritadeiras que o obrigam a estar atento e a abrir a meio da cozedura para mexer à mão.

Inclui um livro com 150 receitas e a possibilidade de aceder à aplicação My ActiFry, com mais de 450 receitas. Se não quiser descarregar a aplicação, toda a informação está também disponível no seu website.

PROS
  • A pá agita automaticamente a comida para que esta cozinhe de forma uniforme.
  • Tem uma tampa transparente para que se possa ver a cozedura sem ter de a abrir.
  • Inclui um acessório especial para batedor.
CONTRAS
  • A fixação da tampa ao corpo da fritadeira é um pouco frouxa.
  • Tem de usar um pouco de óleo com o acessório de Snacking, ou a comida pode colar.
Ver em Amazon

2. Philips Airfryer XXL

2. Philips Airfryer XXLVer em Amazon

Fiel ao seu nome, a Philips Airfryer XXL é uma fritadeira de alta capacidade, concebida para famílias numerosas ou para organizar refeições com convidados. Por exemplo, pode conter uma galinha inteira ou quase um quilo e meio de batatas.
O visor é digital, com 5 programas pré-definidos para facilitar a cozedura, dependendo do alimento específico. Entre eles está a função «manter quente», que mantém a comida quente durante trinta minutos, com um consumo mínimo de energia.

Mas o seu ponto forte é a tecnologia Twin TurboStar, exclusiva da marca, que transforma o ar quente num pequeno tornado, aproveitando ao máximo o calor e conseguindo uma textura estaladiça muito semelhante à de uma fritadeira sem óleo.

No entanto, o mais interessante é que extrai até 40% mais gordura dos alimentos do que uma fritadeira normal sem óleo, tornando a cozinha muito mais leve e mais saudável. A gordura é armazenada na bandeja inferior, que tem um relevo em forma de espiral para ajudar a mover o ar e depositar o excesso de óleo.

Para além do cesto de fritura de limpeza rápida, existe também uma frigideira para legumes, peixe e carne.

Na caixa encontramos um livro de receitas simples, que ajuda a familiarizar-se com a máquina em muito pouco tempo, e a aplicação gratuita fornece mais receitas, dicas e tutoriais para tirar o máximo partido deste investimento.

PROS
  • Até 40% menos gordura do que com a cozedura normal.
  • A potência do motor acelera o tempo de funcionamento.
  • A aplicação Phillips Airdryer está cheia de dicas e truques para tirar o máximo partido do seu aparelho.
CONTRAS
  • Embora a operação seja impecável, para esse preço faltam extras como uma grelha para se poder cozinhar em dois níveis.
  • Se não forem muitos em casa, o tamanho pode ser excessivo.
Ver em Amazon

1. Tefal ActiFry 2 em 1

1. Tefal ActiFry 2 em 1Ver em Amazon

O próprio nome já nos dá a pista: o Tefal ActiFry 2 em 1 permite cozinhar dois pratos ao mesmo tempo de forma quase independente.
Para este fim, a parte inferior funciona como frigideira, por exemplo para fazer as típicas batatas fritas como prato secundário, enquanto a bandeja superior pode ser utilizada para preparar bifes, peixe ou carne assada.

As duas zonas de cozedura são controladas pelo visor LCD digital, que também inclui quatro menus pré-programados para que o motor funcione ainda mais rapidamente.

Com um peso surpreendentemente baixo, a tigela tem uma grande capacidade e pode cozinhar para até seis pessoas ao mesmo tempo.

O tabuleiro inferior tem uma pá rotativa que nos impede de ter de abrir a tigela no meio da preparação para agitar os alimentos, uma vez que está em constante rotação para assegurar uma boa distribuição de calor e até mesmo a cozedura. O tabuleiro superior não tem pá, mas também roda de modo a que a cozedura chegue a todas as partes do alimento.

Inclui também uma colher para dosear o óleo, calculando a quantidade certa para assegurar uma cozinha rica e saudável.

É um modelo muito semelhante ao do Tefal Actifry Express Snacking, mas o sistema de duas bandejas é muito mais versátil, o que justifica a diferença de preço.

PROS
  • É possível cozinhar dois pratos diferentes ao mesmo tempo.
  • Não há necessidade de abrir a tigela a meio da cozedura para mexer, pois os alimentos estão sempre a rodar.
  • A tampa transparente permite controlar o estado dos alimentos sem ter de os abrir.
CONTRAS
  • O preço é mais elevado do que uma fritadeira normal, mas em troca esta oferece muito mais características do que o habitual.
  • Ao utilizar os dois tabuleiros ao mesmo tempo, a comida no fundo leva um pouco mais de tempo a cozinhar.
Ver em Amazon

Comparação das melhores fritadeiras sem óleo em profundidade

Esta é a nossa selecção das melhores fritadeiras profundas saudáveis que se podem encontrar no mercado neste momento, de acordo com as suas características técnicas, funcionalidade e classificações de utilizador.

PROS
CONTRAS
10. Cecofry Compact Rapids10. Cecofry Compact Rapids
Ver
  • O preço, cerca de…
  • Tem função de forno.
  • Inclui um livro de…
  • O tamanho da sua…
  • Embora em teoria permita…
9. Aicok N/D
  • Boa relação custo-benefício
  • Muito fácil de usar
  • Incluindo pega de transporte
  • O revestimento anti-aderente é…
  • Extras para diferentes tipos…
8. Princess Digital Aerofryer XL8. Princess Digital Aerofryer XL
Ver
  • O preço, menos de…
  • Tem oito configurações pré-programadas,…
  • A grelha permite cozinhar…
  • Embora seja seguro para…
  • Não inclui um livro…
7. Duronik AF17. Duronik AF1
Ver
  • O tamanho é pequeno…
  • O desenho, retrô e…
  • Permite-lhe cozinhar a vapor.
  • A panela não tem…
  • Sete quilos é muito…
6. Tefal Fry Delight FX10006. Tefal Fry Delight FX1000
Ver
  • É muito fácil de…
  • Pode escolher entre quatro…
  • Tanto a tigela como…
  • Em relação ao peso…
  • Tem acessórios extra (assadeira…
5. Philips Air Fryer HD9220/205. Philips Air Fryer HD9220/20
Ver
  • O design é elegante…
  • A tigela pode ser…
  • O cesto de alimentos…
  • Por um preço semelhante,…
  • A grelha superior é…
4. Turbo Cecofry 4D4. Turbo Cecofry 4D
Ver
  • A função iogurte é…
  • Pode usar a pá…
  • Permite-lhe escolher entre três…
  • Embora tenha um desenho…
  • Tem uma bandeja plana…
3. Tefal Actifry Genius Snacking3. Tefal Actifry Genius Snacking
Ver
  • A pá agita automaticamente…
  • Tem uma tampa transparente…
  • Inclui um acessório especial…
  • A fixação da tampa…
  • Tem de usar um…
2. Philips Airfryer XXL2. Philips Airfryer XXL
Ver
  • Até 40% menos gordura…
  • A potência do motor…
  • A aplicação Phillips Airdryer…
  • Embora a operação seja…
  • Se não forem muitos…
1. Tefal ActiFry 2 em 11. Tefal ActiFry 2 em 1
Ver
  • É possível cozinhar dois…
  • Não há necessidade de…
  • A tampa transparente permite…
  • O preço é mais…
  • Ao utilizar os dois…

As nossas recomendações

A fritadeira mais barata, sem óleo: CecoFry Compact Rapid

A fritadeira mais barata, sem óleo: CecoFry Compact RapidVer em Amazon

É tão barato que é difícil de acreditar. Por menos de cinquenta euros pode poupar o custo de óleo, calorias, cheiros e sujidade na cozinha…
É verdade que por esse preço não se pode pedir as características de outras fritadeiras multifunções muito mais caras, mas a CecoFry Compact Rapid da Cecotec faz mais do que o trabalho de remover essa fritadeira a óleo gordurosa da sua cozinha.

Nesse espírito, a tigela é maior do que a maioria das fritadeiras saudáveis, permitindo-lhe fazer aquela montanha de batatas fritas a que está habituado, mas retirando a culpa pela raiz e substituindo-a por uma refeição rica e pobre em gordura.

Do lado negativo, não estamos convencidos pelo tamanho pequeno do contentor de 1,5L, o mais pequeno neste top 10. No entanto, pensamos que o preço compensa este inconveniente.

Claro que há fritadeiras mais completas no mercado, mesmo sem deixar a própria marca Cecotec, mas se quiser apenas eliminar os alimentos fritos da sua dieta e usar ocasionalmente a função de forno, não precisa de muito mais do que a CecoFry Compact Rapid.

PROS
  • O mais barato
Ver em Amazon

A melhor fritadeira sem óleo na relação qualidade-preço: Princess Digital Aerofryer XL

A melhor fritadeira sem óleo na relação qualidade-preço: Princess Digital Aerofryer XLVer em Amazon

Embora a Princess talvez não seja muito conhecida em Espanha, não é uma marca branca, mas uma empresa holandesa com mais de vinte anos de experiência no fabrico de pequenos aparelhos.
Com essa garantia, a Princesa Digital Aerofryer XL oferece uma excelente relação qualidade/preço. Sem custar cem euros, esta fritadeira sem óleo tem a maior parte das funções oferecidas pelas marcas mais conhecidas (e mais caras).

Estamos evidentemente a falar de tecnologia de convecção de ar para cozinhar alimentos com o mínimo de óleo e a máxima eficiência. Isto significa que não só substitui a fritura, mas também permite assar, assar, cozinhar, tostar e aquecer pratos. O painel digital que controla estas funções é muito fácil de usar, mas também tem oito configurações pré-programadas no caso de querermos resolver tudo com um único botão.

Estamos também convencidos pelo grande volume da tigela (3,2 litros) e pelos diferentes acessórios como o cesto de fritura, ou a grelha para carne ou peixe que lhe permite cozinhar em dois níveis, fazendo melhor uso do espaço.

Uma vez cozinhadas, todas as peças podem ser facilmente desmontadas e limpas num instante.

Talvez tenhamos perdido alguma função extra, tal como agitar os alimentos durante a cozedura para não termos de estar conscientes de o fazer manualmente. Mas a verdade é que por esse preço a Princesa Digital Aerofryer XL mais do que cumpre a sua função e permite-nos tirar o máximo partido não só da fritadeira, mas de todas as funções de forno e calor. Não se pode pedir mais.

PROS
  • A melhor na relação qualidade-preço:
Ver em Amazon

A melhor fritadeira sem óleo de 2022: Tefal ActiFry 2 em 1

A melhor fritadeira sem óleo de 2022: Tefal ActiFry 2 em 1Ver em Amazon

O número um da nossa lista convenceu-nos por várias razões, mas sobretudo pela possibilidade de cozinhar dois pratos ao mesmo tempo. É verdade que outras fritadeiras multifunções permitem incorporar uma grelha para cozinhar em dois níveis, mas a Tefal ActiFry 2 em 1 é a que tem o sistema mais bem sucedido e permite jogar com ambos os níveis de forma quase independente.
A tampa de vidro transparente evita que tenhamos de estar sempre a abrir para ver como vai a cozedura. Evitamos também a abertura para agitar os alimentos graças à pá rotativa no tabuleiro inferior, que se agita continuamente de forma suave e não agressiva (não quebra os alimentos), assegurando que o calor chegue a todas as áreas. E se colocarmos o tabuleiro superior, este também gira, assegurando uma cozedura uniforme.

A capacidade da Tefal ActiFry 2 em 1 é bastante grande (até 1,50 kg) mas faz um uso tão bom do espaço que não ocupa muito mais espaço do que outras fritadeiras com capacidades menores.

Para o resto, tem todos aqueles pequenos extras que o tornam muito mais manejável: colector de cabos, ecrã de lcd, colher de medição, elementos compatíveis com a máquina de lavar louça ….

Em suma, a Tefal ActiFry 2 em 1 é muito mais do que uma fritadeira de ar quente. Pode perfeitamente substituir tanto o forno normal como as panelas ou frigideiras que se colocam no fogão ou vitro. Com todas as possibilidades que oferece, pode revolucionar completamente a forma como se cozinha.

PROS
  • A melhor de 2022
Ver em Amazon

Guia para comprar a melhor fritadeira a ar

O que é uma fritadeira sem ar ou sem óleo?

Uma fritadeira que fritar sem fritar? Que maravilha é essa? Vamos esclarecer alguns conceitos básicos agora mesmo.

Não é realmente uma fritadeira como as que está habituada a ver, com o seu balde cheio de óleo reciclado e a sua grelha gotejante. A verdade é que estes aparelhos são uma espécie de minifornos capazes de dourar a comida para lhe dar a aparência de ser frita.

Porque a verdade é que a fritura é uma técnica culinária que é difícil, se não impossível, de substituir.

Como sabem, fritar é cozinhar um alimento submerso numa gordura a uma temperatura elevada, o que dá ao exterior aquele agradável tom dourado que achamos tão atraente. A nossa fritadeira sem óleo é capaz de reproduzir esse aspecto super apetitoso. Não é uma coisa pequena, todos sabemos o quanto «comemos através dos nossos olhos», valorizando os alimentos pela sua aparência.

É certo que a nossa «fritura» sem óleo não tem exactamente o mesmo sabor que a original, mas melhora muito mais os alimentos em questão. Com a vantagem de eliminar toda a gordura. Se colocar tudo numa escala, verá que compensa, e muito, ter uma fritadeira sem óleo para uso diário.

Fritar sem óleo… como é que se faz?

Muito bem, eis o truque: com ar. Embora haja variações de um modelo para outro, a tecnologia utilizada é mais ou menos a mesma. Emitem ar a alta temperatura que é distribuído pelo receptáculo, um sistema semelhante ao dos fornos com ventiladores. Um bom aparelho manterá o ar a circular constante e rapidamente.

Os alimentos cozinham uniformemente e – teoricamente – não há necessidade de virar a comida para cozinhar em todo o lado. Na prática, a nossa recomendação é virá-lo a meio da cozedura, o que garante que o calor seja distribuído por toda a comida. Há algumas fritadeiras que já viram a comida sozinhas, mas se a sua não o fizer, ponha um alarme a cada 10/15 minutos e faça-o à mão.

Tomemos por exemplo como preparar a comida mais típica, aquela em que provavelmente está a pensar: batatas fritas.

Como já recordamos, fritar, no seu sentido tradicional, é imergir um alimento numa gordura quente, enquanto que o que estas fritadeiras fazem é cozinhar com ar quente um alimento que previamente se impregnou com um pouco de óleo, de uma forma muito superficial. Isto dá a aparência castanha dourada característica sem a necessidade de mergulhar a comida na gordura.

Assim, pode usar algum óleo, depende de quanto quer usar ou se quer deixá-lo completamente de fora, embora isto reduza bastante a cor dourada e a textura crocante. Uma colher de chá é suficiente para a maioria dos pratos. Outra opção é comprar um frasco pulverizador e pulverizar a superfície dos alimentos. Não temos de lhe dizer o quanto poupa em gordura. Cabe-lhe a si limitar o óleo que utiliza em mais de 80%. Nada mal, eh?

Porque está interessado numa fritadeira a ar?

Vamos resumir as vantagens para que sejam claras num relance:

Porque quer comer de forma saudável

Está interessado na sua saúde. E para cuidar de si, a primeira coisa a fazer é certificar-se de que a sua dieta é tão saudável quanto possível. A comida frita é permitida quando se vai ao festival da aldeia e se compra uma dúzia de churros, ou seja, esporadicamente, mas viver de comida frita é um ataque à sua saúde, e você sabe disso.

Terá mais argumentos se, além disso, estiver de dieta ou se for um dos que tem de controlar o colesterol. Então não tem nada em que pensar.

Porque não se desiste – a maior parte – de nada.

Com uma fritadeira a ar, a comida parece igualmente saborosa, intensifica o seu sabor e evita todo o mal de fritar.

Porque não quer que a sua casa cheire a comida frita

Bem, esse é outro detalhe a ter em conta, já não há cheiros. Aquele aroma inconfundível de comida frita que pode ser apetitoso quando se anda na rua à hora do almoço … mas tão desagradável quando se tem em casa. O seu fim. Para sempre. Estes aparelhos não deixam traços odoríferos no ar ou, se deixam, deixam-no com a primeira corrente de ar graças aos filtros incorporados.

Porque é mais limpa do que uma fritadeira tradicional.

Se conhecer os outros, saberá que na melhor das hipóteses, e se tiver muito cuidado na sua limpeza, eles acabam por ser uma confusão de petróleo. Este aparelho é fácil de limpar. A maioria dos aparelhos são amovíveis e até têm peças que vão directamente para a máquina de lavar loiça.

Prometemos-lhe realmente que pode mantê-lo limpo após cada utilização, o que era uma missão impossível com as fritadeiras antigas. Depois de lavar tudo, ainda havia salpicos… isso é verdade ou não?

Porque poupa energia

É claro que utilizará menos energia do que um forno tradicional. Estude o seu modelo, quanto mais eficiente for energeticamente, mais poupanças são garantidas.

Porque tem pouco tempo

…e o programador chegou para salvar a sua vida. Parabéns! Já está a descobrir todas as possibilidades. Se o seu modelo tem um programador, quando aprender a controlar os tempos e as medidas, a sua vida mudará radicalmente. E você não sabe quanto!

O que se pode cozinhar com a sua nova fritadeira sem óleo?

Que tal costelas marinadas em 25 minutos? que tal peixe frito em 20? arroz com calamares? almôndegas de atum? almôndegas de carne em molho? abobrinhas recheadas, assadas mesmo bem cozidas? E, claro, as rainhas da festa: batatas fritas.

E tenha cuidado, ainda nem sequer chegámos aos doces. Alguns donuts caseiros, churros para o lanche da tarde, flan, maçãs assadas, todos os bolos esponjosos imagináveis. Isto dá-lhe uma ideia, não acha?

Coisas a considerar para fazer a escolha certa

Todos os modelos têm alguma particularidade ou acrescentam extras interessantes, mas há algumas coisas básicas a ter em mente para assegurar uma boa compra. Pense cuidadosamente na sua compra para não pagar pelo que não precisa e não fique aquém das expectativas, não acrescentando características que mais tarde perderá. Preste atenção a estes pontos:

Versatilidade

Veja cuidadosamente a lista de funções. Deve especificar que pode fritar, tostar, assar, assar, grelhar e gratinar.

Energia

Tenha cuidado com este ponto. Quanto mais energia, geralmente, maior é a conta de electricidade. A maioria dos modelos tende a variar entre 1.100 e 1.650W.

No entanto, existem modelos de alta potência com elevada eficiência energética. Isto significa que, embora gastem mais, precisam de menos tempo para cozinhar, pelo que a conta se equilibra.

Capacidade

Praticamente todas as fritadeiras sem óleo têm uma bacia principal e um cesto ou grelha no estilo das fritadeiras tradicionais. Desta forma, o pouco óleo que pode sobrar drena para o compartimento maior e mais fácil de limpar.

Quando falamos de tamanhos, é normal referirmo-nos à tigela grande, mas se usarmos a grelha pensamos que esta capacidade será reduzida um pouco. Entre 1,5 e 3 litros é o tamanho habitual, embora para famílias grandes existam modelos de até 7 litros. A coisa lógica a fazer é olhar para o volume que pode suportar, mas existem modelos que lhe dão a referência em gramas: 600/800 gramas de capacidade podem ser considerados adequados para duas pessoas.

Calcule de acordo com as suas necessidades. Não compre algo enorme se não vai tirar partido das suas possibilidades, vai acabar por ser um grande pedaço de lixo num canto. E se ficar aquém das expectativas, acabará por não o utilizar. É importante que se acerte o prego na cabeça neste ponto.

Facilidade de utilização

Pratos cozinhados numa fritadeira sem óleoEasy para desmontar é essencial, uma vez que isto facilitará a desmontagem para a sua correcta limpeza. A tigela tem de se desfazer num par de passos para ser conveniente. Deve também verificar se as peças do seu modelo são laváveis na máquina de lavar louça. Mais comodidade para o manter limpo.

Praticamente todas as fritadeiras sem óleo são muito intuitivas de operar, quer com um visor digital, quer com mecanismos de parafuso e botão. E muitos têm configurações pré-programadas, por isso tudo o que tem de fazer é premir um botão.

Dimensões globais

É uma boa ideia calcular quanto espaço ocupará na sua cozinha, quer a tenha na bancada de trabalho ou a guarde num armário, para que possa verificar se ela caberá no espaço disponível. Alguns são muito compactos, fáceis de armazenar em espaços pequenos, mas outros são bastante grandes. Não se assuste quando chegar a casa, tipo, onde ponho isto? Não seria o primeiro a perder-se com isto.

Outras coisas em que poderá estar interessado

Existem modelos com uma tampa transparente que lhe permite ver como os alimentos estão a cozinhar, o que não é essencial, mas nós adoramos. Outros têm tabuleiros duplos, ou seja, incluem a possibilidade de cozinhar dois alimentos ao mesmo tempo e separadamente. Duplo tempo e poupança de energia.

Algumas marcas dão um folheto de receitas e até lhe oferecem a possibilidade de descarregar uma aplicação para o manter actualizado com novas possibilidades. Isto é interessante porque os tempos de cozedura, que podem variar de um modelo para outro devido a características diferentes (potência, etc.), serão ajustados ao modelo que comprou.

Quanto à segurança, é interessante que se certifique de que tem algum tipo de protecção contra o sobreaquecimento, como por exemplo o desligamento automático, e em qualquer caso que as pegas são sempre mantidas frias para o manusear confortavelmente e sem riscos a todo o momento.

Preço

Colocámo-lo no final, não porque não seja importante, mas porque será definido à medida que for decidindo que tamanho precisa, que características, etc. Tenha em mente que este aparelho é um investimento que lhe vai dar muita alegria e que está destinado a durar, por isso talvez neste caso deva escolher um bom modelo, mesmo que seja um pouco mais caro. Isto é, se puder pagar, é claro.

Últimas dicas

Batatas fritas saudáveis numa fritadeira sem óleoA verdade é que uma fritadeira sem óleo é um daqueles aparelhos que quando se entra pela porta da casa, torna-se essencial. É preciso um tempo de adaptação mútua, isso é verdade, testar receitas, ajustar tempos … e sobretudo familiarizar-se com um novo conceito de cozinha. Mas depois de o ter feito, quando tiver dominado as possibilidades da sua fritadeira sem óleo, vai conseguir mais do que pode imaginar.

Desfrutará de asas de frango estaladiças, tempura saborosa e desfrutará de batatas fritas sem remorsos, castanhas douradas por fora e tenras por dentro, mesmo à direita.

E uma última dica: tal como com outros aparelhos ou robôs famosos, há muitos fãs que adoram as suas fritadeiras sem óleo, coleccionando, inventando e partilhando receitas. Para além de ser criativo quando se trata de cozinhar, não faz mal em inspirar-se na experiência dos outros para compor pratos cheios de sabor. Como qualquer outra coisa, leva algum tempo a apanhar o jeito, mas quando o fizer, saberá que mudou para sempre a forma como cozinha.

4.7/5 - (15 votos)