Os 10 melhores laptops em valor para o dinheiro – comparação e guia

melhores laptops

Escolher um novo laptop é uma tarefa que pode levar muito tempo. Além de dezenas de marcas com centenas de modelos para escolher, há também novos lançamentos todos os meses !

Não existe o melhor laptop para todos, pois dependendo das necessidades veremos que existem um ou mais adequados para cada uso: para jogos, estudo, trabalho, edição de vídeo, conversíveis … Existem muitos tipos e com diferentes tamanhos de exibição, capacidade de armazenamento ou potência do processador.

Encontrar um bom laptop que atenda às nossas necessidades e, é claro, tenha uma boa relação custo-benefício pode ser um pouco mais fácil com esta seleção dos 10 melhores laptops. Escolhemos dez modelos muito variados que se destacam na sua categoria pelo desempenho e funcionalidades.

Além disso, explicamos sem detalhes técnicos quais as características técnicas mais adequadas em cada caso, as vantagens e desvantagens de cada tamanho de tela, bem como o que as tecnologias mais recentes podem nos oferecer, como os discos de memória SSD.

Os 10 melhores laptops de 2022

10. Lenovo Ideapad 3

10. Lenovo Ideapad 3Ver em Amazon

O laptop Lenovo Ideapad 3  é um dos melhores valores para o dinheiro que podemos oferecer. É ideal para estudantes ou pessoas que têm muita certeza de que precisam de um aparelho para usos básicos , como consultar a internet, escrever em um processador de texto ou assistir a um filme, pois possui uma  tela de 15,6 ”com resolução FHD adequada (1.920 x 1.080 pixels) para este tamanho.

Estéticamente el Lenovo IdeaPad 3 luce sencillo y sin excesivos detalles , con unos marcos notables donde se alberga su pantalla, muy atractiva en diagonal pero de tipo TN, una tecnología que brilla por su tiempo de respuesta pero sufre con los ángulos de visión y la representación de cor.

Entre suas vantagens, além da tela, é que vem com um disco do tipo SSD de 512 GB que oferece capacidade mais do que suficiente . Incorpora uma RAM DDR4 de 8GB adequada para os demais recursos do equipamento, como a placa de vídeo Intel.

Com um processador de última geração da Intel, ele se destina principalmente ao uso em escritórios , portanto, também não precisa de muito mais. Claro, você precisará instalar um sistema operacional. Possui bateria de duas células que lhe dá autonomia média e não incorpora gravador de DVD-CD.

Temos uma versão superior do Lenovo Ideapad 3 que mantém uma tela, disco rígido e gráficos integrados, mas incorpora um hardware muito mais poderoso no qual seu processador Intel Core i7-1165G7 e 16 GB de RAM se destacam. Ele também vem sem um sistema operacional. Obviamente, é uma versão mais cara, pois é muito mais poderosa.

PROS
  • Processador muito moderno e capaz
  • SSD de bom tamanho
  • Com porta USB-C
CONTRAS
  • Sem sistema operacional
  • Escassez de portas USB
Ver em Amazon

9. Acer Aspire 3

9. Acer Aspire 3Ver em Amazon

Aqueles que estão certos de que desejam um laptop confortável e útil para o dia a dia, sem grandes gastos, encontrarão neste modelo Acer Aspire 3 um laptop adequado.

Ele possui uma tela de 15,6 ″ com resolução de 1.920 x 1.080 px embutida em um chassi de plástico funcional com engastes moderadamente finos . Sua aparência não é premium, mas aproveita bem suas dimensões e inclui uma dobradiça ergonômica que favorece o resfriamento.

Por dentro, ele abriga um processador Intel Core i3-1005G1 e 8 GB de RAM. Um dos seus pontos fortes é a grande memória SSD de 512 Gb, por isso não teremos problemas de espaço para muitas séries e filmes que acumulamos há muito tempo.

Se quisermos ir um pouco mais longe e garantir que nossos equipamentos não ficarão desatualizados em anos, podemos optar por uma versão superior , como o Aspire 5 A515-56 , com o mesmo tamanho de tela e resolução, mas que vai até um processador Intel Core. Next-gen i7-1165G7, Intel Xe Graphics e 8 GB de RAM. O disco de armazenamento é semelhante: um SSD de 512 Gb, ou seja, um ultraje que vai custar para preencher.

Mas tenha em mente que este modelo não vem com um sistema operacional instalado , embora você possa incluí-lo facilmente.

PROS
  • Disco rígido grande e rápido
  • Hardware muito balanceado
  • Preço Ajustado
CONTRAS
  • Processador de geração anterior
  • Design simples
  • Sem sistema operacional
Ver em Amazon

8. Huawei Matebook D15 (2021)

8. Huawei Matebook D15 (2021)Ver em Amazon

Na Huawei, o design é muito importante. Vemos isso em seus smartphones, smartwatches e, desde que foi lançado para o mundo dos computadores, em seus laptops. E é que a empresa chinesa conseguiu projetar equipamentos verdadeiramente atraentes sem sacrificar a funcionalidade .

A última versão do MateBook D15 acaba de chegar ao mercado e já compete como um dos laptops com melhor qualidade e preço. Por fora, com seu elegante e fino chassi de alumínio com leitor de impressão digital e webcam retrátil e, por dentro, com seu hardware.

Este equipamento é moderno e possui musculatura para usuários exigentes que passarão horas e horas em frente à tela, com uma diagonal muito confortável e uma resolução adequada para esse fim.

Seu processador de última geração em conjunto com sua memória RAM generosa e números de armazenamento fazem desta uma equipe para se divertir, em automação de escritório, navegação, multitarefa … E também vem com Windows 10 como padrão para que esteja pronto para usar desde o início.

Embora seja um laptop moderadamente compacto e leve para uso em trânsito, sua bateria embutida de 42 Wh oferece uma faixa ajustada para este cenário de uso.

A sua proposta é complementada por uma gama completa de portas e até Wi-Fi 6 para apertar os routers mais potentes . Uma ótima ferramenta de trabalho.

PROS
  • RAM de sobra para multitarefa
  • Com o Windows 10 instalado
  • Um processador moderno e poderoso
CONTRAS
  • Sem gráficos dedicados
  • Autonomia ajustada
Ver em Amazon

7. ASUS F415JA-EK398

7. ASUS F415JA-EK398Ver em Amazon

O ASUS F415JA-EK398  é um laptop para uso intensivo (embora com certas limitações, como edição de fotos / vídeos ou jogos) mesmo para aqueles que precisam levá-lo para qualquer lugar.

Sem ser um ultrabook como tal, seu design compacto e seu peso moderadamente contido (1,6 kg) tornam este computador um equipamento muito confortável para transferências . Também tem detalhes para quem vai colocar horas, como o teclado de qualidade ou o touchpad com teclado numérico para digitar números com mais conforto.

Graças à boa compactação, ao formato, à qualidade e ao tamanho de sua tela de 14 polegadas, são muito agradáveis ​​passar horas na frente dela .

hardware integrado é potente , destacando-se principalmente pelo seu processador Core i7 de 10ª geração e pelo tamanho de seu SSD, uma unidade para trabalhar com espaço suficiente e boas taxas de transferência de dados. Claro, ele vem sem um sistema operacional.

Portanto, estamos diante de um laptop solvente que brilha especialmente ao executar programas pesados , embora os 8 GB de RAM possam nos prejudicar na multitarefa.

Sua bateria é de duas células e 37Wh, oferecendo bom desempenho para funcionar sem ter que tirar o carregador. Em termos de portas, este computador ASUS se destaca por sua versatilidade, dois HDMI, USB-C, jack e leitor de cartão

Resumindo, o ASUS F415JA-EK398 é um computador com vocação profissional e musculada sob a sua estética cuidada para funcionar sem problemas.

PROS
  • Um processador muito poderoso
  • Tamanho grande do seu SSD
  • Touchpad com teclado numérico
CONTRAS
  • Sem sistema operacional
  • Pode ser mais leve
  • Pouca RAM para multitarefa
Ver em Amazon

6. HP 15s-fq2009ns

6. HP 15s-fq2009nsVer em Amazon

Um dos melhores laptops em termos de valor para o dinheiro que podemos encontrar é o HP 15s-fq2009ns , que vem com um processador Intel Core i5-1135G7 moderno e solvente, 8 GB de RAM e uma unidade de armazenamento SSD que oferece um tamanho de memória generoso , com a velocidade extra fornecida por este tipo de SSD. O gráfico integrado é um Intel Iris Xe.

É um computador versátil adequado para uma ampla variedade de funções. No trabalho ou no estudo funcionará de forma rápida e fluente com qualquer programa do Office (já vem com Windows 10 instalado) e também navegará na internet, mesmo que tenhamos várias abas abertas simultaneamente. Seus gráficos integrados podem nos permitir mover um jogo, mas não é um laptop para jogos.

A tela de 15,6 ″ tem qualidade Full HD com resolução de 1.920 x 1.080 px com brilho, taxa de atualização e reprodução de cores adequada para uso geral . Graças ao seu design de micro bordas – isto é, com micro bordas – é possível introduzir uma tela com uma diagonal muito confortável para trabalhar sem afetar as dimensões do portátil. Com linhas simples, o melhor de seu design é que é fino e moderadamente leve (embora pesando 1,69kg não possa ser considerado um ultrabook).

Por este motivo, este modelo é interessante para pessoas que irão utilizá-lo por muito tempo fora de casa . E nesses momentos você apreciará sua bateria de íon-lítio de 3 células de 41 Wh, que permite pouco mais de 7 horas de uso .

Além disso, são compatíveis com a função de carregamento rápido da bateria , que nos permite recarregar cerca de 50% de sua capacidade em apenas 45 minutos.

PROS
  • Bom valor para o dinheiro
  • Hardware para uso geral
  • Boa autonomia e carregamento rápido
CONTRAS
  • Feito de plástico
  • Pode ser algo mais leve
Ver em Amazon

5. Chuwi HeroBook Pro

5. Chuwi HeroBook ProVer em Amazon

Para muitos usuários, ouvir a palavra «ultrabook» é sinônimo de ter que abrir a carteira. E a verdade é que geralmente têm razão: porque esses portáteis para trabalhos de mobilidade intensiva requerem um investimento considerável. Mas existem alternativas acessíveis e também muito atraentes, como o CHUWI HeroBook Pro .

Vá em frente, não é um ultrabook para todos. Com um hardware simples , é principalmente orientado para navegar na internet, consumo de conteúdo e alguma automação básica de escritório.

A «falha» é seu processador, um modesto Lago Gemini que atua como um gargalo em tarefas mais pesadas . No entanto, nesse cenário de uso, o HeroBook Pro oferece desempenho suficiente.

Possui uma tela muito competente para assistir vídeos tanto na diagonal quanto de qualidade. E é que enquanto outros ultrabooks ficam satisfeitos com os 13 polegadas, o HeroBook Pro excede os confortáveis ​​14 polegadas.

Assim, apesar de suas dimensões e leveza – pesa 1,39 kg -, é capaz de integrar uma boa tela e também uma grande bateria capaz de oferecer até 9 horas de uso . E quando está acabando, você pode tê-lo pronto em nenhum momento graças ao carregamento rápido.

PROS
  • Uma tela de qualidade
  • Boas figuras de autonomia
  • Com o Windows 10 instalado
CONTRAS
  • Limitado a usos básicos
  • Marca pouco conhecida
Ver em Amazon

4. Microsoft Surface Go 2

4. Microsoft Surface Go 2Ver em Amazon

O laptop conversível Microsoft Surface Go 2  é tão popular por boas razões: ele combina os recursos mais notáveis ​​de um laptop e um tablet em um dispositivo , tudo a um preço acessível.

Leve (pouco mais de 500 gramas) e fácil de levar para qualquer lugar, possui uma tela sensível ao toque de 10 ″ com uma resolução impressionante devido ao seu pequeno tamanho: 1.920 x 1.280 px.

Embora existam várias configurações de hardware para escolher, nossa recomendação para aproveitar ao máximo o Windows 10 é apostar naqueles com 8 GB de RAM, unidades de armazenamento SSD e processadores Core , para que você possa usá-lo não apenas na navegação ou consumo de conteúdo, mas também em automação de escritório mais exigente.

Porém, a memória não é excessivamente grande (128 GB), mas sendo do tipo SSD, favorece a velocidade de uso, que é uma das características mais marcantes do aparelho. Como poderia ser diferente no caso de um produto fabricado pela Microsoft, que vem com o Windows 10 Home instalado .

Se seu orçamento permitir, você pode investir em um modelo superior, o Surface Pro 7 , que melhora em potência, tamanho e qualidade de tela . E o fato é que embora suas dimensões sejam muito atrativas para se trabalhar em mobilidade, se você passar muitas horas na frente dele, ele pode cobrar seu preço.

O Surface Go 2 é um híbrido muito solvente para quem procura leveza e as possibilidades de software de desktop. Claro, lembre-se de que a capa do teclado não está incluída , então você terá que comprá-la separadamente.

PROS
  • Portabilidade e leveza (pesa pouco mais de meio quilo)
  • Resolução de tela grande
  • Desempenho do solvente
CONTRAS
  • Pode ser muito pequeno para trabalhar muitas horas
  • Tampa do teclado não incluída
Ver em Amazon

3. Macbook Air M1

3.  Macbook Air M1Ver em Amazon

Dentro do ecossistema da Apple, o MacBook Air  é uma opção mais acessível do que o Macbook Pro, mas também com recursos notáveis. Ele incorpora o novo chip Apple M1 que é surpreendente por sua eficiência e potência.

A combinação do processador juntamente com o disco rígido SSD de 256 GB e sua memória RAM de 8 GB garantem um desempenho excepcional com qualquer programa ou aplicativo que usamos, mesmo multitarefa.

É ideal para quem usa o laptop diariamente e precisa que ele ofereça um ótimo desempenho o tempo todo. Sua tela é de 13,3 ”, um tamanho ideal para trabalhar, mas ao mesmo tempo permitindo que o laptop seja pequeno o suficiente para levá-lo a qualquer lugar.

Ao contrário do modelo Pro, sua resolução é de 2.560 x 1.600 pixels, menor mas suficiente e acima do usual, uma delícia para curtir o conteúdo.

Tudo tem um lado positivo. É também mais fino e mais leve que o Pro e, graças às suas magníficas figuras de autonomia – cerca de 20 horas de uso – estamos perante um grande aliado para o trabalho móvel .

Ele incorpora o sistema operacional macOS Big Sur, da Apple. Feito inteiramente de alumínio reciclado, este é um laptop que dificilmente pode ser considerado barato. No entanto, devido à sua potência e durabilidade que os produtos da Apple geralmente oferecem, pode ser um investimento muito sábio.

Uma desvantagem é que, se não estamos acostumados a trabalhar com aparelhos Apple, é provável que tenhamos que superar um período de adaptação para tirar o máximo proveito deste equipamento.

PROS
  • Confiabilidade reconhecida em produtos Apple
  • Desempenho excepcional
  • Bom valor para o dinheiro
  • Alta autonomia
CONTRAS
  • Escassez de portos
  • Incapaz de aumentar o armazenamento ou RAM
Ver em Amazon

2. Asus TUF Gaming

2. Asus TUF GamingVer em Amazon

Projetado especialmente para jogadores , o laptop Asus TUF Gaming  incorpora uma tela FHD de 15,6 ″ com uma resolução de 1.920 x 1.080 pixels, uma qualidade de imagem notável.

Onde este laptop realmente chama a atenção é dentro: ele tem um processador AMD Ryzen 7 3750H veterano, mas muito poderoso, com 16 GB de RAM para que, junto com a placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650, que embora não seja de última geração geração de modelo de arte, permitirá que você desfrute dos melhores videogames .

Além disso, no que se refere à memória, vem com um disco SSD de 512 GB com o qual, após configuração adequada, acelera ainda mais o desempenho do computador . Com essas características, e embora seja voltado para o público que gosta de videogames, os profissionais de edição de vídeo também podem tirar grande proveito disso , outra das atividades que exigem mais atuação desta equipe.

Apesar de ter um preço razoável para um equipamento de jogos, não descura detalhes como seu teclado RGB retroiluminado, design robusto e resistente com certificação militar, sistema de refrigeração específico para uso exigente e som surround com tecnologia DTS Headphone: X. que vem sem instalação sistema operacional, lidera o topo por sua ótima relação custo-benefício.

Mas se o orçamento não é um problema, o ASUS TUF Dash F15 FX516PM-HN024 é mais poderoso e moderno para desfrutar de jogos de alto nível graças a uma configuração de Intel Core i7-11370H, 16GB de RAM, SSD de 1 TB e gráficos RTX3060. Ou o que é o mesmo, processador e gráficos de última geração e um grande disco rígido SSD para rodar títulos triplo A sem bagunçar.

PROS
  • Com placa gráfica dedicada
  • Design especialmente robusto
  • Desempenho para qualquer tarefa
CONTRAS
  • Para alguns, sua estética de jogador
  • Processador veterano
  • Placa gráfica antiga
Ver em Amazon

1. Lenovo ThinkPad L13 Gen2

1. Lenovo ThinkPad L13 Gen2Ver em Amazon

Os ThinkPads da Lenovo são velhos conhecidos entre os usuários mais profissionais em termos de estética funcional e desempenho . Ou seja, para quem precisa de um computador potente com a simplicidade e compatibilidade com outros programas que o Windows 10 Pro oferece.

Esta versão do ThinkPad monta um processador Core i5 de última geração e memória RAM e dados de armazenamento suficientes para uso geral. Assim, é uma ótima ferramenta para planilhas, orçamentos, apresentações e outros trabalhos . Claro, se vamos trabalhar com vários arquivos ou programas pesados, talvez vamos perder mais RAM e disco rígido.

O Lenovo ThinkPad L13 Gen 2 é sua versão mais recente e mais uma reviravolta para aumentar a produtividade . Com um design que oscila entre ser compacto para transportar (1,38 kg) e o conforto de ficar horas à sua frente, não economiza em detalhes como carregamento rápido , ampla compatibilidade e o já icônico trackpad para viagens.

Que você carregue todo o seu trabalho importante nesta equipe? Este computador apresenta um chassi especialmente robusto e soluções de segurança ThinkShield, incluindo biometria para protegê-lo de quedas, olhos curiosos ou mãos.

Sua tela de 13,3 polegadas e resolução Full HD têm um tamanho ideal para produtividade em movimento . Além disso, vem com Dolby Audio para uma experiência de audição de qualidade e longa duração da bateria.

PROS
  • Design robusto otimizado para produtividade
  • Hardware moderno
  • Com o Windows 10 Pro instalado
CONTRAS
  • Poderia ter mais RAM
  • Tamanho do disco rígido
Ver em Amazon

Comparação dos melhores laptops

Esta é a comparação com as características técnicas dos laptops analisados.

PROS
CONTRAS
10. Lenovo Ideapad 310. Lenovo Ideapad 3
Ver
  • Processador muito moderno e…
  • SSD de bom tamanho
  • Com porta USB-C
  • Sem sistema operacional
  • Escassez de portas USB
9. Acer Aspire 39. Acer Aspire 3
Ver
  • Disco rígido grande e…
  • Hardware muito balanceado
  • Preço Ajustado
  • Processador de geração anterior
  • Design simples
  • Sem sistema operacional
8. Huawei Matebook D15 (2021)8. Huawei Matebook D15 (2021)
Ver
  • RAM de sobra para…
  • Com o Windows 10…
  • Um processador moderno e…
  • Sem gráficos dedicados
  • Autonomia ajustada
7. ASUS F415JA-EK3987. ASUS F415JA-EK398
Ver
  • Um processador muito poderoso
  • Tamanho grande do seu…
  • Touchpad com teclado numérico
  • Sem sistema operacional
  • Pode ser mais leve
  • Pouca RAM para multitarefa
6. HP 15s-fq2009ns6. HP 15s-fq2009ns
Ver
  • Bom valor para o…
  • Hardware para uso geral
  • Boa autonomia e carregamento…
  • Feito de plástico
  • Pode ser algo mais…
5. Chuwi HeroBook Pro5. Chuwi HeroBook Pro
Ver
  • Uma tela de qualidade
  • Boas figuras de autonomia
  • Com o Windows 10…
  • Limitado a usos básicos
  • Marca pouco conhecida
4. Microsoft Surface Go 24. Microsoft Surface Go 2
Ver
  • Portabilidade e leveza (pesa…
  • Resolução de tela grande
  • Desempenho do solvente
  • Pode ser muito pequeno…
  • Tampa do teclado não…
3. Macbook Air M13.  Macbook Air M1
Ver
  • Confiabilidade reconhecida em produtos…
  • Desempenho excepcional
  • Bom valor para o…
  • Alta autonomia
  • Escassez de portos
  • Incapaz de aumentar o…
2. Asus TUF Gaming2. Asus TUF Gaming
Ver
  • Com placa gráfica dedicada
  • Design especialmente robusto
  • Desempenho para qualquer tarefa
  • Para alguns, sua estética…
  • Processador veterano
  • Placa gráfica antiga
1. Lenovo ThinkPad L13 Gen21. Lenovo ThinkPad L13 Gen2
Ver
  • Design robusto otimizado para…
  • Hardware moderno
  • Com o Windows 10…
  • Poderia ter mais RAM
  • Tamanho do disco rígido

Modelos Recomendados

Laptop com melhor relação custo-benefício: ASUS F415J-EK398

Laptop com melhor relação custo-benefício: ASUS F415J-EK398Ver em Amazon

Quase hoje, existe quase um laptop «ideal» para cada usuário.

Rio. E não é a mesma coisa que precisar de um computador para jogar, para trabalhos intensivos de mobilidade ou simplesmente para verificar o correio e fazer um trabalho no Word de vez em quando. Mas existem modelos como este ASUS F415JA-EK398 que irão satisfazer a maioria dos usuários .

Para começar, porque é um laptop verdadeiramente portátil . Ou seja, você pode carregá-lo confortavelmente em sua bolsa ou mochila e trabalhar com ele em qualquer lugar. Seu design é fino e relativamente leve, mas isso não significa que sacrifique a diagonal de sua tela, de confortáveis ​​14 polegadas.

A menos que você precise de algo muito poderoso para jogos ou edição de fotos ou vídeos, sua configuração de hardware oferece bom desempenho para usuários em geral . Com um processador Core i7 muito poderoso, um grande disco rígido e 8 GB de RAM o suficiente para esta estrutura de aplicativo.

Apesar de seu preço apertado, ele não negligencia detalhes para trabalhar de forma mais confortável , como o teclado numérico integrado ao touchpad. Também é bem servido em termos de portas e conectividade.

Resumindo, se você quer um laptop para trabalhar, assistir vídeos, navegar, escritório, escritório ou ir para a aula, o ASUS F415JA-EK398 é uma compra master .

PROS
  • Laptop com melhor relação custo-benefício
Ver em Amazon

: ASUS TUF gaming

: ASUS TUF gamingVer em Amazon

mundo dos computadores para jogos é outra liga , não apenas por suas necessidades de energia, mas também por suas taxas de atualização de tela, demandas de energia e refrigeração e detalhes ainda mais ingênuos, como teclados iluminados. E isso é pago.

É por isso que é tão importante encontrar modelos para jogar com solvência que não disparem de preço como o ASUS TUF Gaming, um laptop com potência suficiente para jogar, retocar fotos e vídeos ou criar uma planilha densa.

E é que esta equipe mais que atende tudo que você precisa para desfrutar do seu jogo favorito: uma boa tela grande (15,6 ″ FHD com resolução de 1.920 x 1.080 pixels) e hardware capaz de mover a maioria dos títulos do momento com facilidade. graças ao seu AMD Ryzen 7 3750H com 16GB de RAM e placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650.

Tem a estética usual de modelos de jogos e, embora para gostos de cor, seus teclados espaçosos e iluminados também são ótimos para produtividade. Seu sistema de refrigeração ajudará a máquina a não baixar os braços mesmo nos momentos mais difíceis.

Tudo em formato portátil, para que você possa levá-lo em suas viagens ou aulas sem dores nas costas e sem medo de deixá-lo cair, graças ao seu chassi com certificação militar MIL-STD-810G .

Se você precisa de energia para uso versátil , o ASUS TUF Gaming é um dos melhores no mercado em termos de valor para o dinheiro agora.

PROS
  • Melhor laptop para jogos
Ver em Amazon

Melhor laptop barato e bom: Chuwi HeroBook Pro

Melhor laptop barato e bom:  Chuwi HeroBook ProVer em Amazon

É essencial ter clareza sobre o cenário de uso para não atrapalhar com equipamentos baratos, onde hardware muito básico pode atuar como um gargalo, atrapalhando nossa experiência.

O Chuwi HeroBook Pro , apesar de ser de uma marca menos conhecida, se destaca pela velocidade de seu disco rígido e sua memória RAM para fazer com que o processador funcione adequadamente com funções simples .

Este ultrabook tem alguns truques muito interessantes na manga.

Em primeiro lugar está o seu design fino e leve , que permite levá-lo para qualquer lugar com o conforto quase como um tablet, mas com a vantagem do software de desktop e a agilidade do teclado.

A segunda é a autonomia, mais do que suficiente para você levá-lo para a aula e voltar para casa no final do dia com a bateria para assistir um filme. E, além disso, você vai se divertir graças ao seu ecrã, um grande sucesso tanto para trabalhar como para ver as suas séries favoritas.

Design, tela, autonomia a preço de banana para quem não precisa de muita potência.

PROS
  • Melhor laptop barato e bom
Ver em Amazon

Melhor laptop pequeno (menos de 12 polegadas): Microsoft Surface Go 2

Melhor laptop pequeno (menos de 12 polegadas): Microsoft Surface Go 2Ver em Amazon

Se você está na dúvida entre a leveza e o conforto de uso de um tablet e as possibilidades e o conforto de um laptop, a Microsoft tem a solução: o Surface Go 2.

Este conversível tem tela sensível ao toque de 10,5 polegadas, diagonal e características de um tablet para os bons e os maus. Ou seja, o conforto de manuseá-lo com os dedos e que seu tamanho não é o melhor para passar horas e horas na frente dele. Cuidado para que não seja de qualidade, porque nesse sentido é mais do que suficiente.

Se você carregá-lo sem a capa do teclado, o peso também é o de um tablet . Embora nosso conselho, se você vai escrever muito, seja conseguir digitar mais rápido.

Onde não é um tablet é no hardware e no software e isso só traz vantagens , já que os tablets ainda têm um longo caminho a percorrer para serem tão úteis quanto os laptops.

Com 8 GB de RAM, SSD de 128 GB e processador Intel Core M3-8100Y, você pode navegar na internet e se mover com facilidade com automação de escritório básica no ambiente mais popular para essa finalidade, o Windows 10.

Essas características fazem do Surface Go 2 uma ótima ferramenta de trabalho para quem precisa de uma equipe móvel , para fazer anotações, fazer diagramas e tabelas, cálculos e muito mais, seja você estudante ou profissional.

PROS
  • Melhor laptop pequeno (menos de 12 polegadas)
Ver em Amazon

Guia de compra de laptop

A chegada de tablets e smartphones em nossas vidas há mais de uma década levou a uma mudança na forma como usamos os laptops .

No entanto, continuam a ser essenciais em muitas áreas, tanto laborais como educacionais , proporcionando um grande número de possibilidades de utilização em qualquer parte da nossa casa ou fora dela, se necessário, graças à possibilidade de os levarmos para qualquer lugar.

Ter um laptop adaptado às nossas necessidades é mais um investimento do que uma despesa, pois nos permitirá economizar muito tempo trabalhando com fluência. Não é obrigatório fazer grandes gastos para obter um portátil funcional, embora dependendo das exigências que tenhamos, teremos que estar atentos às especificações de cada modelo. Estes são alguns dos principais recursos aos quais devemos prestar atenção antes de fazer a compra:

Tamanho e resolução da tela.

O tamanho da tela está vinculado, como esperado, ao tamanho do próprio laptop, mas é mais conveniente tomar as medidas da tela como referência , pois dependendo do quadro que a circunda, ela é maior ou menor.

O tamanho das telas é normalmente medido em polegadas que, embora possa nos enganar como usuários do sistema decimal, pelo menos nos oferece números redondos. As medidas mais comuns para telas de laptop são 13, 15 e 17 polegadas , que são equivalentes a 33,02 cm, 38,1 cm e 43,18 cm, respectivamente.

Essas medidas são obtidas medindo a tela na diagonal e podem servir de referência se já tivermos outro laptop ou tablet em casa . Portanto, saberemos se gostaríamos que ele fosse um pouco maior, menor ou igual a outro dispositivo que temos.

Embora pareça difícil negar o ditado «quanto maior, melhor» devemos ter em mente que o preço normalmente está atrelado ao tamanho da tela e que, se vamos transportá-lo com muita frequência para fora de casa, pode ser mais pesado para carregar em uma mochila ou bolsa. É altamente recomendável levar outro laptop que temos em mãos como referência.

  • Os laptops de 10 a 12 polegadas são considerados de tamanho pequeno. Eles oferecem a vantagem óbvia de um tamanho menor e mais leve, embora às vezes a tela possa ser um pouco pequena. No entanto, se planejamos carregar um desses laptops para o trabalho ou para a universidade diariamente, eles oferecem a grande vantagem de serem mais leves e menos volumosos, portanto caberão em qualquer mochila.
  • Medidas de 13 a 15 polegadas são as mais comuns e são uma boa combinação entre portabilidade e facilidade de uso, pois permitem que você trabalhe com mais conforto do que os pequenos sem ser muito volumoso para transportá-los.
  • De 16 a 18 polegadas poderíamos considerá-los grandes , normalmente com maior poder de processamento do que os de outros tamanhos menores, já que costumam ser usados ​​para jogar videogames ou por profissionais de imagem, edição de vídeo, etc.

Embora ninguém nos impeça de levá-los de um lugar para outro e existam até mochilas projetadas para transportar notebooks maiores que 18 polegadas , não parece a opção mais recomendada.

Em relação à resolução da tela , esta estará vinculada ao tamanho , já que 1.366 pixels de largura em um laptop de 11 polegadas não é a mesma que em um laptop de 17 polegadas. Quanto mais pixels por polegada, maior a qualidade e nitidez do tela. imagem. Em medidas de até 15 polegadas, 1.366 X 768 pixels é mais do que suficiente.

A partir dessas medidas pudemos nos basear no padrão Full HD de 1.920 x 1080 pixels, embora existam resoluções mais altas, como 4K, recomendadas para produção gráfica e audiovisual.

Poder

O processador é o cérebro de cada máquina e é o que vai determinar até onde vai sua capacidade.

Não é expansível como outros elementos do laptop, como memória, e dificilmente pode ser substituído. Em grande medida, ele marca o preço final do portátil , por isso não devemos escolher o modelo mais recente se tivermos um orçamento limitado, mas também não ficarmos aquém se precisarmos de grande potência.

Atualmente a maioria dos laptops incorpora processadores Intel i3, i5 e i7, embora a alternativa da AMD e suas contrapartes, os Ryzen 3, 5 e 7 continuem ganhando terreno devido ao seu bom desempenho. Quanto maior o número, mais recente será seu lançamento e maior será sua potência.

Sem aprofundar as análises e especificações que cada processador nos oferece, poderíamos concordar que o i3 é suficiente para quem procura um uso básico , como visitar a internet, fazer compras, assistir vídeos ou usar processadores de texto.

O i5 seria adequado para quem o usa de forma mais intensa , com várias abas abertas durante o trabalho e precisa que tudo flua com velocidade.

Também permite editar vídeos ou jogar a maioria dos jogos de PC, embora quem queira passar muito tempo em uma dessas duas atividades, que costumam ser as mais exigentes do processador, deva considerar a possibilidade de gastar um pouco mais , vá para a faixa i7.

Para refinar um pouco: os processadores cujos nomes terminam em Y ou U são inferiores ao H, com maior potência, sendo o Q aqueles que são compostos de vários núcleos e, portanto, são mais poderosos.

Em relação à RAM , o padrão mais comum e recomendado, mesmo se você for um usuário básico, é de 8 GB de RAM. Se você quiser que seu computador jogue ou edite fotos ou vídeos, é melhor ir até 16GB para garantir que funcionará com todos os tipos de videogames.

Placa gráfica

A potência da placa gráfica estará ligada à resolução da tela (quanto maior a resolução, maior o esforço que a placa gráfica deve fazer) e, acima de tudo, ao uso que queremos dar a ela , especialmente se estivermos pensando em usando o laptop para jogar um videogame.

Podemos consultar os requisitos dos videojogos habituais que utilizamos para saber qual a placa gráfica capaz de os cumprir. De qualquer forma, exceto em laptops destinados a jogos que possuem características mais específicas, as placas gráficas tendem a estar em linha com a potência do laptop e a resolução de sua tela , por isso não devemos nos preocupar muito.

Além disso, se após alguns meses tivermos um interesse repentino por videogames, sempre temos a opção de comprar uma placa gráfica externa .

Armazenar

Há alguns anos, uma das maiores preocupações era saber «quantos GB» de armazenamento um laptop tinha . Muitos usuários, inclusive eu, sofriam de uma síndrome digital de Diógenes que nos levou a armazenar milhares de MB de dados na forma de filmes, música ou videogames.

No entanto, os tempos em que armazenávamos uma grande quantidade de filmes ou músicas já se foram. Os serviços de streaming e a nuvem têm todo esse peso, e a capacidade de armazenamento não é mais um problema . No entanto, é aconselhável prestar atenção ao tipo de memória.

Os HDDs são os convencionais e que já são utilizados há anos até esta parte, porém os SSDs estouraram em vigor , pois, apesar de terem menor capacidade de armazenamento, são mais rápidos e carecem de partes móveis, mais resistentes (e muito silenciosos, um característica sempre a ser apreciada).

Embora sejam mais caros e seu tamanho seja menor, os SSDs já dominam quase todas as propostas por sua velocidade e desempenho . Além disso, podemos economizar um pouco se selecionarmos um SSD de menor capacidade e se percebermos que ele enche com o tempo, comprar uma memória SD externa ou mesmo um disco rígido externo.

Sistema operativo

O sistema operacional já está instalado como padrão na maioria dos laptops e determinará amplamente a escolha a ser feita.

Devemos considerar qual é o mais adequado às nossas necessidades. A escolha entre um Macbook ou o resto dos laptops que vêm com o Windows (embora possamos instalar outros sistemas operacionais como o Linux, o que é outra história), vai limitar os usos que podemos dar a ele.

É comumente aceito que os dispositivos que hospedam o sistema operacional iOS da Apple fluem melhor . Eles causam menos problemas e geralmente são amplamente utilizados em campos profissionais, como edição audiovisual, design gráfico , design 3D , etc.

No entanto, além de ser mais cara, essa opção nos leva a adquirir dispositivos de outras marcas para obter o máximo de seus serviços, como um iPhone.

Passar para um Macbook é mais confortável para usuários do iPhone, por exemplo. Em geral, estamos mais acostumados com o ecossistema do Windows , que nos fornece um número muito maior de laptops para escolher e a preços mais baixos.

Estes são principalmente os cinco pontos-chave sobre os quais devemos meditar, junto com o preço, ao selecionar um laptop. Outras especificações importantes em alguns casos serão a capacidade da bateria , principalmente para quem vai usá-la muito fora de casa em locais sem ligação à corrente elétrica.

A autonomia da bateria será tanto maior quanto mais células ela tiver, embora quanto maior o tamanho da tela, maior será o seu consumo. Lembre-se de que o tamanho da bateria afeta diretamente o tamanho e principalmente o peso do laptop.

Qual é a melhor marca de laptop?

Se vamos optar por um laptop com sistema operacional iOS, não há mais o que pensar, pois é exclusivo da marca Apple . É considerada por muitos a melhor marca dada a fiabilidade dos seus aparelhos e os bons acabamentos que oferece em todos os seus detalhes.

Claro: a qualidade é paga e certamente não é a marca mais barata. Para Windows a variedade é muito ampla: Acer, Asus, Hp, Dell … Todos são marcas com muitos anos de experiência e dezenas de modelos no mercado.

A Lenovo , que projeta e fabrica na China, é uma das mais aclamadas por sua ótima relação qualidade / preço, algo a se levar em conta principalmente se nosso orçamento for pequeno.

A Chuwi também é outra empresa chinesa que está obtendo boa reputação. Outra marca muito relevante, especialmente se estamos procurando um laptop para jogar videogame, é a MSI .

Os laptops conversíveis são uma boa opção?

Os laptops conversíveis são uma mistura que une o melhor dos laptops e tablets , permitindo-nos acima de tudo uma usabilidade muito apreciada .

Num único equipamento temos um portátil, que a princípio parece mais orientado para o trabalho ou estudo, e um tablet, mais adequado para entreter e que também tende a ser um pouco maior que os tablets habituais.

Também nos oferece a possibilidade de crianças que ainda não usam o teclado ou o mouse darem os primeiros passos no tablet (se nos atrevermos a deixar por conta delas). Em um único dispositivo podemos ter os dois, o que pode economizar dinheiro. No entanto, as limitações oferecidas por seu design e tamanho podem fazer com que a capacidade da bateria seja menor do que a que estamos acostumados .

Como processar a garantia do laptop?

Todos os laptops vendidos na Espanha têm, por lei, garantia de 2 anos . Esta garantia pode ser estendida, mediante pagamento, por prazos de 3 a 5 anos na maioria dos fabricantes.

Dependendo do custo do laptop, pode valer a pena, embora seja uma decisão pessoal. Devemos ter em mente que a garantia cobre defeitos de fabricação ou danos de hardware que ocorrem em condições normais de uso , sem gotas ou derramamentos de líquido para dar dois exemplos comuns.

Embora não seja obrigatório, é altamente recomendável registrá-lo no site da marca do fabricante , pois, embora custe alguns minutos, no caso de ter que fazer uso da garantia após alguns meses e não ter feito o registro no devido claro, o tempo alocado para fazer as etapas pode ser multiplicado.

4.7/5 - (7 votos)