Os 10 melhores aspiradores de 2022 – comparação e guia

aspiradores

Todos nós adoramos ter nossa casa sempre pronta . Um piso onde possamos caminhar descalços com o conforto e a sensação de que vivemos em um ambiente saudável. Nós concordamos certo?

Mas então vem a dura realidade: a falta de tempo oprime você e as tarefas se acumulam. Total, que nem sempre (antes quase nunca) é tudo como você gostaria.

Não entrar em pânico! Você precisa de um aspirador de pó em sua vida .

A qualidade de limpeza que um aspirador oferece não será alcançada de outra forma. Varrer com vassoura serve para recolher metade do pó e espalhar a outra metade, por isso esqueça se for alérgico ou tiver um filho em casa. Um aspirador de pó resolve. Você apenas tem que decidir entre os diferentes tipos do mercado: trenó, sem fio , robô inteligente e aspirador úmido / seco.

Não se preocupe, nós o ajudaremos a decidir. Comparamos os diferentes tipos e modelos e mostramos os de maior sucesso em 2022. Depois de aprender o que os aspiradores de pó atuais oferecem, você não vai querer mais ouvir falar de varrer sua casa!

Os 10 melhores aspiradores de 2022

Aqui está a lista que procurava: os melhores aspiradores seleccionados de entre todos os tipos disponíveis , analisados ​​e escolhidos tendo em conta as suas características técnicas e a sua relação qualidade / preço.

Todos esses modelos são dignos de estar entre os dez primeiros. Cabe a você decidir depois de pesar seus prós e contras, e dar uma olhada em nossa comparação.

10. Kärcher WD3

10. Kärcher WD3Ver em Amazon

O modelo é simples, mas com um grande poder de sucção que lhe confere 1000 W, um enorme tanque de 17 litros e eficiência A +. É justamente por isso que é um aspirador de pó muito valorizado por quem tem animal de estimação e quer manter a casa sem pelos.

A sua grande capacidade de aspiração leva tudo à frente, por isso é o aspirador que gostaria de ter para uma limpeza extraordinária , como a arrecadação ou a garagem. Também será útil para alguns trabalhos ao ar livre , em áreas ajardinadas ou semelhantes.

Isso significa que não é um aspirador de pó doméstico? Não! Atende você em casa. Embora seja mais volumoso do que outros modelos , a alça de transporte e as quatro rodas tornam-no muito mais fácil de mover . Ele também tem uma posição de “estacionamento” para suportar momentaneamente o tubo sem ter que se curvar e então continuar trabalhando.

Além dos acessórios que acompanham o aspirador, é importante destacar que o catálogo da marca também oferece diversos kits de limpeza . Com um filtro especial, podemos limpar as cinzas de lareiras ou churrasqueiras, bem como a sujeira grossa. Também tem uma função de sopro, muito útil para limpar pisos que não podem ser aspirados, por exemplo gravilha.

Não espere sofisticação deste Kärcher WD3, mas espere um bom nível de funcionalidade em ambientes internos e externos.

PROS
  • Muito barato
  • Poderoso
  • Dinheiro para líquidos
  • Tanque de grande capacidade
CONTRAS
  • Seu volume
  • Use consumíveis: filtro e sacos de papel
Ver em Amazon

9. Rowenta Compact Power Cyclonic XL

9. Rowenta Compact Power Cyclonic XLVer em Amazon

A proposta da casa Rowenta que está a ter grande sucesso este ano , na sua gama de aspiradores de trenó, é o Rowenta Compact Power Cyclonic XL Animal RO4871: um modelo simples mas que mais do que satisfaz o que pedimos de um aspirador doméstico.

Os 550W de potência anunciados pelo fabricante são bem aproveitados, com bom desempenho graças ao seu motor EffiTech .

Tem uma boa capacidade de sucção e normalmente não causa algum «efeito de sucção». Nesse caso, você pode equilibrar abrindo a guia na alça para deixá-lo perder um pouco de energia.

Embora não seja um dos modelos mais silenciosos do mercado (75 dB), também não é particularmente chato enquanto você está trabalhando. Além disso, seu filtro é capaz de reter até 99,98% da poeira .

O dispositivo é um acréscimo à tecnologia ciclônica e, portanto, não tem saco . Seu tanque é bastante grande (2,5 litros), prático para a limpeza diária. Apesar dos seus quase 6 kg de peso, tem um aspecto mais compacto do que outros modelos semelhantes e é fácil de manusear , graças às suas duas grandes rodas traseiras.

Além disso, possui um cabo extralongo de 6,2 m , o que tornará a limpeza mais fácil e poderá circular livremente pela divisão sem ter de desligar e ligar o aspirador a cada 2 em 3.

Vem equipado com uma escova que funciona para todos os tipos de pisos e inclui uma escova curta para estofos e outra para ranhuras . O suficiente para uma limpeza básica.

Em suma, o Rowenta Compact Power Cyclonic XL é um bom aspirador de pó para ter em casa, a um preço mais do que razoável.

PROS
  • Bom preço
  • Aspirador poderoso
  • Cabo bem longo
CONTRAS
  • A aspiração é tão poderosa que pode gerar um «efeito de ventosa»
  • Tem um único poder
Ver em Amazon

8. Taurus Ultimate Lithium

8. Taurus Ultimate LithiumVer em Amazon

Este Touro faz um bom trabalho em todos os campos e, embora não atinja a excelência em nenhum, pelo preço que tem pode ser considerado mais do que suficiente.

Sem dúvida um dos seus pontos fortes é o peso: apenas 2 quilos, o que faz do Taurus Ultimate Lithium um dos aspiradores mais leves do mercado , fácil de manusear com uma só mão.

Inclui também um acréscimo muito prático: tem iluminação na escova motorizada para que possamos colocá-la em zonas escuras , por exemplo debaixo de móveis, e ver bem a sujidade que queremos aspirar.

Outro ponto interessante: se o tubo for retirado, ficamos com um aspirador de mão confortável para usar, por exemplo, em sofás de carro; uma funcionalidade que falta a outros aspiradores de vassoura.

A potência (22,2 V) é suficiente. Se vamos usar para uma limpeza muito exigente, talvez seja um pouco curto, mas é o suficiente para a manutenção diária de uma casa . Se você tem animais de estimação, talvez queira encontrar um poder superior.

Claro, o Taurus Ultimate Lithium não tem uma bolsa , mas um sistema de ciclone, que é o que a Taurus chama de aspiradores de ciclone. O tanque é facilmente esvaziado e possui um sistema de filtragem HEPA.

PROS
  • Muita luz
  • Converte para vácuo portátil
  • Pincel claro para áreas escuras
CONTRAS
  • Alimente algo apenas para limpar completamente
Ver em Amazon

7. Bosch Athlete ProPower

7. Bosch Athlete ProPowerVer em Amazon

O Athlet Bosch é um dos com maior capacidade (0,9 L) da sua gama. Funciona sem cabo e seus 28 V lhe conferem autonomia de até 65 minutos de uso , algo que se consegue aspirando a potência mínima; em potência média, pode durar cerca de 40 minutos.

A resposta de sucção é muito correta e até coleta bem alguns fragmentos de tamanho. Ele também aspira pelos de animais de estimação, embora dentro das limitações de um aspirador não sofisticado.

Lida bem com uma mão graças aos seus 3,3 kg. Seu depósito é suficiente para mais de um dia de limpeza . Um pormenor muito cómodo é a escova articulada, que nos permite deslizar o aspirador por baixo do móvel e colocá-lo quase na horizontal sem ter que se dobrar.

Para facilitar a limpeza do mecanismo, os rolos da escova são removíveis . É prático, embora o formato redondo da escova faça os pelos enrolar e removê-los pode ser um pouco complicado, principalmente se você tiver animais de estimação em casa.

Também possui um sensor muito prático que liga para nos avisar quando a potência do ar diminui devido à sujeira no filtro .

O Athlet ProPower da Bosch também estaciona na posição vertical , por isso é perfeito para casas onde há pouco espaço de armazenamento.

PROS
  • Escova articulada para áreas baixas
  • Boa potência
  • Tanque de grande capacidade
CONTRAS
  • Menos autonomia do que promete
  • Bem alto
Ver em Amazon

6. Rowenta Air Force Serenity

6. Rowenta Air Force SerenityVer em Amazon

Este aspirador responde perfeitamente ao que se espera dele: um aparelho de potência correcta com um manuseamento muito confortável para que não tenha preguiça de começar a limpar.

É uma boa opção para espaços cuja manutenção não ultrapasse 70 minutos de autonomia dada pelos seus 25,2 V. O tempo de recarga, de cerca de 6 horas, não é dos mais rápidos , mas nada que não se resolva com um pouco de planejamento .

Como outros aspiradores semelhantes, não usa saco . Em contrapartida, possui um tanque com capacidade média de 600 ml, que se esvazia com muita facilidade .

O manuseamento dos seus 3,02 kg pode ser um pouco cansativo para nós se a limpeza demorar um pouco mais. Em contrapartida, a marca torna a aspiração mais fácil graças a uma escova de formato triangular que vai em todos os cantos e temos uma posição de estacionamento totalmente vertical e estável que é maravilhosa.

Seus 72 dB parecem bastante «silenciosos» considerando que se trata de um aspirador de vassoura.

No geral, este Rowenta Air Force Serenity é confortável e possui recursos ajustados ao seu preço.

PROS
  • Bom preço
  • Bom tempo de autonomia
  • Escova de canto triangular
CONTRAS
  • Seus 3,02 kg podem se tornar pesados ​​se você usá-lo por muito tempo
Ver em Amazon

5. iRobot Roomba 605

5. iRobot Roomba 605Ver em Amazon

O Roomba já é um clássico dos aspiradores de pó robóticos . Está no mercado há muitos anos e conquistou a confiança dos consumidores por oferecer aparelhos confiáveis, eficientes e duráveis.

Um dos modelos mais vendidos é o 605, um básico que se apresenta como um aparelho muito robusto e durável , capaz de funcionar em todos os tipos de superfícies.

Vem equipado com duas escovas: a primeira apanha a sujidade, a segunda apanha . Um terceiro pincel é usado para limpar as bordas . Adapta-se automaticamente a todos os tipos de pisos, incluindo tapetes. E parece que faz um bom trabalho com pêlos de animais . Quando ele termina, ele retorna à base e recarrega.

operação é muito intuitiva . Não precisa de ser programado, basta premir o botão “limpar” para começar a deslocar-se pela casa, evitando móveis e desníveis (como escadas) graças ao seu sistema de sensores.

Este modelo não mapeia a casa , ou seja, ela se move de forma aleatória, então você pode vê-la passar pelo mesmo lugar mais de uma vez ou sair de uma pequena área sem passar aspirador. Isso é resolvido simplesmente deixando-o funcionar por mais tempo. Se estivermos interessados ​​em limitar a área de limpeza, podemos comprar uma parede virtual, uma parede invisível (infravermelho) que impede o robô de avançar.

PROS
  • Tecnologicamente simples
  • Boa capacidade de sucção
  • É projetado para durar
CONTRAS
  • Não é programável
  • Não mapeia a casa
Ver em Amazon

4. Bosch Relaxx'x

4. Bosch Relaxx'xVer em Amazon

Se você se incomoda com o barulho característico de aspiradores de pó , se tem um bebê que não quer incomodar ou um animal de estimação nervoso, você tem uma opção que cumpre o que promete.

Com seus 66 dB, o Bosch Relaxx’x é um dos modelos mais discretos do mercado . Se você fechar a porta, o próximo cômodo dificilmente saberá que está funcionando.

A filtragem é outro ponto forte. Por outro lado, possui um filtro HEPA 100% lavável, o que nos poupa peças de reposição. Por outro lado, o sensor Bagless é acionado quando a poeira diminui o fluxo de ar e inicia uma autolimpeza do sistema de filtragem .

O desempenho de seus 700 W é bom, com um poder de sucção de 100 V que é bastante eficaz mesmo para aspirar pelos de animais de estimação . Pode ser um pouco curto no caso de tapetes , então se sua casa for acarpetada, você pode estar interessado em um aspirador de pó mais específico.

Tem um tanque grande, de 3 litros, e portanto é um aspirador de certo volume que vai precisar de um lugar grande para guardá-lo . As escovas também são um pouco maiores do que em outros modelos e juntas pesam 7 quilos, por isso precisam de espaço.

Em contrapartida, as rodas que incorpora facilitam muito a mobilidade . O cabo extralongo (11 metros) já parece projetado para ter o maior raio de ação possível sem movimentar o aparelho.

Se você tem espaço e não se importa com um grande vácuo, este Bosch Relaxx’x pode ser o seu modelo.

PROS
  • Muito quieto
  • Fácil de limpar
  • Excelente sistema de filtro
CONTRAS
  • Ocupa o suficiente
Ver em Amazon

3. Kärcher SE 4002

3. Kärcher SE 4002Ver em Amazon

A todas as vantagens dos aspiradores de pó e de líquidos , o Kärcher SE 4002 agrega uma funcionalidade muito interessante: é ideal para a limpeza de tecidos de todos os tipos: carpetes, tapetes, colchões, sofás …

Para isso, o tanque possui dois tanques de 4 + 4 litros, um para água suja e outro para água limpa. Não é muita capacidade, se a limpeza for longa terá que esvaziar e / ou reabastecer para continuar a trabalhar. Não tem a opção de aquecer a água , mas recomendamos que experimente deitar quente e verá como aumenta a eficácia.

Para estofar é muito prático . Possui sistema 2 em 1 que permite borrifar e aspirar no mesmo gesto , sem trocar o bico. É importante ressaltar que por ter muita potência , não inferior a 1400W, é capaz de retirar grande parte da umidade. Não deixa os tecidos cem por cento secos, mas a secagem certamente vai longe.

Aparte de esta función, por lo demás es una aspiradora multiuso de alto rendimiento tanto para trabajar en seco (para eso tenemos que utilizar filtro y bolsa) como en húmedo, práctico tanto para usar en el interior de casa como fuera, en el garaje o o Jardim.

Este tipo de aspirador, sem ser industrial, combina potência com bom tamanho e é altamente recomendado para limpeza intensiva, pois é muito sólido e funciona conectado à rede .

Este Kärcher SE 4002 está pronto para suportar tudo o que você colocar à sua frente.

PROS
  • Excelente para têxteis
  • Boa função de secagem
  • Poderoso também como aspirador de pó a seco
CONTRAS
  • Se você está procurando apenas um aspirador de pó, existem outras opções mais baratas
Ver em Amazon

2. Xiaomi MI Vacuum V1

2. Xiaomi MI Vacuum V1Ver em Amazon

A Xiaomi, mais conhecida por seus telefones celulares, começou há algum tempo a lançar outros tipos de dispositivos inteligentes no mercado. A sua incursão no campo dos aspiradores começou directamente com os aspiradores robotizados e oferecem tecnologia de ponta a preços muito competitivos, com um design minimalista que é a marca da casa.

O Xiaomi MI é eficiente e silencioso . Tem capacidade para aspirar pisos de até 250 metros quadrados, com bom poder de sucção. O filtro e o depósito de pó de 0,42 litros estão localizados na parte superior, facilitando a limpeza do aparelho .

Uma vez conectadas , as salas podem ser mapeadas e o aparelho funciona de forma organizada, não deixando nenhum canto sem aspirar. Além disso, o sensor funciona muito bem e não tropeça nos móveis . Ele se move muito suavemente.

A limpeza pode ser feita sem conexão com a internet , mas é interessante fazer para aproveitar melhor. Faltaria à marca uma adaptação ao mercado espanhol um pouco mais trabalhada: as instruções só vêm em chinês e você tem que pesquisar na internet para conseguir um tutorial que ajude a começar.

Como já dissemos, não é imprescindível quebrar a cabeça com isso porque o aspirador funciona da mesma forma, mas não fazê-lo está desperdiçando todas as possibilidades tecnológicas que este Xiaomi MI Vacuum V1 oferece, que não são poucas.

Mas se você ainda quiser mais, pode dar uma olhada no Xiaomi MI Vacuum 2 (Roborock S50) , um robô 2 em 1 com funções de aspirar e esfregar.

PROS
  • Aspiração eficaz
  • Conectividade
  • Gerenciamento do aplicativo (em inglês e espanhol)
CONTRAS
  • As instruções são em chinês
Ver em Amazon

1. Dyson Big Ball Multifloor 2

1. Dyson Big Ball Multifloor 2Ver em Amazon

Entre os trenós Dyson, destaca-se o Big Ball Multifloor 2 : um modelo com “apenas” 170 W de potência. Isso, que em qualquer outra marca seria insuficiente, se traduz em um aspirador eficaz graças ao sistema de aspiração duplo ciclônico da própria marca.

O poder combinado com uma escova pneumática se adapta a todos os tipos de pisos e tem um efeito de “ventosa” para lavar até as partículas microscópicas.

Esse efeito vazio, no entanto, pode ser desconfortável de manusear se você tiver carpete ou muitos tapetes, porque você precisa de muita força. A caixa também inclui um acessório multifuncional e outro para cantos e escadas.  

A mobilidade, que é algo a se observar em aspiradores de trenó, não é um problema. Os modelos “Ball” incorporam um design que facilita muito o manuseio , pois a máquina gira sobre si mesma graças a uma bola central. É muito estável, evita obstáculos e não requer esforço extra para deslocá-lo.

Além disso, o Dyson Big Ball Multifloor 2 acrescenta um sistema anti-tombamento que o faz endireitar somente ao cair, graças ao seu formato redondo.

Ao todo é pesado, pouco mais de 10 kg. É claramente projetado para arrastá-lo ao longo do solo, mas se você agarrá-lo com a mão para alcançar lugares mais altos, você notará. A ideia é que você não faça: para isso tem o cabo extra longo, extensível até 1.250 cm.

Em geral dá um excelente resultado e seu tanque de 1,8 litros esvazia-se facilmente, com um único gesto, sem ter que tocar no pó em nenhum momento.

Talvez seus 80 dB o tornem um pouco mais alto do que gostaríamos , mas o Dyson Ball Multifloor 2 compensa esse pequeno excesso com eficiência e funcionalidade.

PROS
  • Grande poder de sucção, como todos os Dysons
  • Cabo articulado 360 °
  • Sistema anti-tombamento
CONTRAS
  • O preço: a marca está paga
  • Pesa e ocupa muito
Ver em Amazon

Nossas recomendações

O aspirador mais completo: Kärcher SE 4002

O aspirador mais completo: Kärcher SE 4002Ver em Amazon

Este Kärcher nos conquistou por um motivo: ele pode lidar com quase tudo . Ou seja, se você deseja um aspirador realmente versátil, deve prestar atenção a este modelo.

O pó de uma broca é sugado da mesma forma que a sujeira grossa ou um vazamento de água na garagem . Você também pode coletar as cinzas da lareira ou churrasqueira e usar sua função de sopro para limpar os terraços ou o jardim .

Mas o que faz a diferença é a função spray que nos permite limpar estofos, tapetes e colchões em profundidade . Não apenas aspire, mas faça uma limpeza com sabão e deixe os tecidos praticamente secos.

Qual é o «mas» deste modelo? Você precisa de espaço para guardá-lo , então se você mora em um apartamento nem contemple. É um aspirador de pó para casas grandes e melhor com espaço ao ar livre, porque é aí que você vai tirar o melhor proveito dele.

Agora, se o espaço não for um problema, este aspirador é uma compra fantástica – ele faz tudo.

PROS
  • O aspirador mais completo
Ver em Amazon

Melhor aspirador de pó barato: Rowenta Compact Power Cyclonic XL

Melhor aspirador de pó barato: Rowenta Compact Power Cyclonic XLVer em Amazon

Este trenó da casa Rowenta vai ao encontro de tudo o que se pode pedir de um aspirador, sendo o mais barato que podemos encontrar no mercado sem abrir mão da qualidade do produto.

É um aspirador de pó bastante potente que nos permite trabalhar todo o tipo de superfícies com bom desempenho, mesmo em alcatifas. Ele vem com um conjunto de pincéis intercambiáveis para ajustar o resultado.

Embora seja um pouco mais pesado do que outros modelos semelhantes, compensa muito bem melhorando a mobilidade graças a uma roda dianteira que gira completamente e permite que o aspirador nos acompanhe durante o movimento , além de seu cabo extra longo que faz funcionar muito facil.

tecnologia ciclônica também é uma vantagem. E limpar o caixote do pó é muito fácil.

A verdade é que o Rowenta Compact Power Cyclonic XL tem todos os itens básicos que podemos pedir de um aspirador de pó , e o preço desses recursos é bastante apertado.

PROS
  • Melhor aspirador de pó barato
Ver em Amazon

Aspirador de pó com melhor relação custo-benefício: Rowenta Air Force Serenity

Aspirador de pó com melhor relação custo-benefício: Rowenta Air Force SerenityVer em Amazon

Decidimos por este aspirador de vassouras Rowenta porque tem de tudo um pouco sem quebrar o banco . O Air Force Serenity é o aspirador de pó para quem não gosta de aspirar , pois não vai te deixar sem desculpas.

O manuseio é muito confortável: sem cabos, sem bolsa, com autonomia adequada para limpar toda a casa, desde que você não more em um chalé de três andares. A sucção está correta.

Certamente haverá aparelhos com maior potência, mas para um vácuo normal é o suficiente . E a cabeça da escova em formato triangular permite alcançar as pequenas lacunas.

É muito importante que, ao soltá-lo, ele permaneça em pé , porque torna a tarefa mais fácil e evita ter que se curvar constantemente.

Resumindo, um aspirador que não é dos mais baratos mas não significa um dispêndio excessivo. Uma excelente relação qualidade / preço que irá resolver o problema da manutenção da casa da forma mais simples possível.

PROS
  • Aspirador de pó com melhor relação custo-benefício
Ver em Amazon

: Dyson Big Ball Multifloor 2

: Dyson Big Ball Multifloor 2Ver em Amazon

Temos de nos render à elegância e eficiência da Dyson, desta vez com um aspirador de trenó que nos convence muito porque a qualidade da marca é perceptível nas suas diferenças com os restantes modelos.

Em primeiro lugar no design arredondado, com sistema anti-tombamento e uma condução suave em qualquer tipo de terreno. Mas também:

  • Excelente poder de sucção com apenas 170 W de consumo de energia!
  • Alça articulada de 360 graus para que você não force seu pulso em nenhum momento
  • Três escovas intercambiáveis. O principal cria um «efeito de ventosa» que retém todo o pó.
  • Claro, você não precisa de uma bolsa. Seu tanque é extra grande e fácil de esvaziar

É um pouco caro? Bem, digamos que o Dyson Big Ball Multifloor 2 não seja o mais barato, mas a experiência do usuário também vai além dos outros modelos. Quem pode pagar, vai gostar.

PROS
  • Melhor aspirador de pó
Ver em Amazon

Comparação dos melhores aspiradores de pó

Aqui está uma tabela de comparação com os melhores aspiradores de pó do mercado, para que você possa comparar rapidamente.

Guia para comprar o melhor aspirador de pó

Diga a verdade: você adoraria manter sua casa limpa diariamente, mas, ao mesmo tempo, não quer gastar seu escasso tempo livre em tarefas domésticas desagradáveis, como varrer.

Atualizar! Os aspiradores de hoje são uma verdadeira revolução . Você vai se surpreender com o que pode encontrar no mercado hoje: leveza, potência, autonomia, conectividade …

Bem-vindo ao novo mundo dos aspiradores de pó.

Tipos de aspiradores de pó. Qual é a tua?

Como você sabe que tipo de vácuo escolher? Boa pergunta, porque não existem apenas muitos modelos, mas muitos diferentes , com uma gama de recursos que você terá que analisar.

Não se preocupe, nós lhe daremos algumas dicas úteis para encontrar o melhor aspirador para você.

Para começar, tem de conhecer os quatro tipos de aspiradores básicos que pode encontrar, cada um com vantagens específicas. Vamos apresentá-los a você:

1. Aspirador de pó de trenó: clássico, poderoso e para tudo

Dizemos que é clássico porque a sua forma é a mais familiar, mas a renovação também é perceptível nos aspiradores «tradicionais» .

Embora os modelos variem, o aspirador de trenó é um aparelho com rodas, armado com um tubo flexível, outro telescópico e no final uma escova intercambiável (costumam trazer várias).

O motor, o tanque, o filtro … Tudo está localizado no “corpo” do aspirador, que é a parte mais pesada e que temos que mover conosco enquanto aspiramos .

Antes, todos tinham como depósito uma sacola de papel que era retirada assim que estava cheia. Hoje essa opção ainda existe, mas temos novidades: aspiradores ciclônicos, capazes de extrair a sujeira do ar aspirado e acumulá-la em um tanque .

Em geral, a principal vantagem dos trenós é que eles têm mais potência do que os modelos sem fio e mais versatilidade de uso. É um aspirador forte, capaz de resistir a um longo dia de limpeza.

Do outro lado da moeda, eles são mais pesados ​​e agem pior . Embora tenham rodas, o cabo às vezes é um incômodo e você tem que ir puxando e trocando o plugue quando aspiramos toda a casa. Eles também ocupam mais espaço de armazenamento, o que é especialmente importante em apartamentos pequenos.

2. Aspirador de vassoura: conforto à frente

Eles também são chamados de aspiradores verticais . Você os reconhece porque sua forma imita a de uma vassoura . O contentor do pó, assim como o motor, encontra-se normalmente na parte central, embora alguns modelos o acomodem na parte superior, à altura da mão.

São confortáveis ​​porque a posição em que aspiramos é muito mais vertical e, portanto, mais natural. Se a máquina for leve, podemos até segurá-la com uma mão.

Também gostamos que eles não tenham cabo . Isso nos permite circular livremente pela casa. Podemos alcançar melhor as áreas mais altas e colocar o aspirador de pó mais facilmente sob as camas e sofás.

Mais coisas legais: alguns modelos podem ser facilmente transformados em um aspirador de pó pequeno e portátil , muito útil para aspirar assentos de automóveis.

Também possuem escovas complementares para se adaptarem a diferentes superfícies. E o melhor: eles são armazenados na vertical, como vassouras , e ocupam muito menos espaço do que os outros modelos. Se temos pouco espaço, é disso que precisamos.

Onde está «o mas»? Normalmente, todas essas vantagens são obtidas em troca de sacrificar a potência e a capacidade de sucção . Embora os modelos estejam melhorando rapidamente e ofereçam bom desempenho, aspirar com bateria é menos energético do que aspirar diretamente da rede elétrica.

3. Aspirador de pó a seco / úmido: sem limitações.

Você os distinguirá por sua forma particular, como um pequeno balde com rodas . Funcionam com cabo, plugados na rede elétrica , e possuem um tubo flexível seguido de um rígido com acabamento em escova, semelhante aos aspiradores de trenó .

Qual é a sua principal vantagem? Não importa o que você coloque na frente deles. Estes aspiradores suportam tudo e, por isso, são extremamente práticos. De poeira fina a resíduo grosso, sujeira seca ou úmida. Eles também espiram líquidos diretamente .

É por isso que servem, por um lado, como aspirador doméstico para aspiradores do dia-a-dia. E por outro, como aspirador de garagens, caves, ou em locais gerais onde é comum encontrar sujeira mais espessa , respingos ou poças de líquido que devem ser removidos.

São aspiradores de pó que também apresentam uma ampla gama de versatilidade . Existem modelos que têm a opção de pulverizar água para a limpeza de materiais têxteis de todo o tipo: colchões, sofás, estofos de automóveis, tapetes …

Outra função que pode ser muito interessante é soprar, ou seja, ao invés de sugar o ar, eles o expulsam . Será útil se tivermos um terraço, por exemplo, e quisermos retirar as folhas caídas.

Existem também modelos que aspiram cinzas . É conveniente revisar a lista de add-ons que podem ser adquiridos separadamente, pois podemos expandir as funcionalidades.

A maior desvantagem é que eles são volumosos , mas se você precisa de uma ampla variedade de opções, você tem espaço para armazená-los e não se importa em trabalhar com cabos, um aspirador de pó úmido / seco pode ser o que você precisa.

4. Aspirador robô: mais um na família.

Sim, são aqueles em forma de lentilha que caminham sozinhos na superfície da casa «varrendo» o que encontram no seu caminho. Se o que você quer é esquecer definitivamente o problema do aspirador , o que você precisa fazer é delegar essa função a um robô.

Embora possa não parecer, eles estão no mercado há quase vinte anos . O que acontece é que, como sua incorporação representou uma mudança radical no próprio conceito de aspiração (e, é preciso dizer, eles precisavam de uma margem de aprimoramento tecnológico e de preços mais baixos), tivemos que demorar para assimilar que vieram para ficar.

Funcionam assim em linhas gerais: são carregados sobre uma base e quando você indica começam a circular pelo espaço atribuído enquanto aspiram. Possuem sistemas para evitar obstáculos e não cair de escadas. Eles sobem nos tapetes para aspirá-los. Eles fazem seu trabalho e voltam à base para recarregar.

Quem pode resistir a isso?

A diferença entre alguns modelos e outros está na precisão com que executam todas essas tarefas, ou seja, na tecnologia que aplicam. A possibilidade de programação, conectividade, padrões de navegação, gestão através de aplicações … Nesta área estão marcadas as diferenças mais importantes entre os modelos e é aí que se desenvolverão os avanços mais interessantes.

Em geral, não espere uma limpeza profunda de um robô , mas possivelmente o chão de sua casa estará mais limpo do que nunca porque fará uma manutenção diária e metódica . Vamos, você vai esquecer.

Eu compro um aspirador de pó para mim. O que devo levar em consideração?

Existem problemas comuns a todos os modelos e outros que lhe interessam, dependendo de qual você deseja comprar. Vamos revisar os mais importantes para que você os tenha na sua frente ao escolher.

1. Poder

Ele lhe dará a medida de sua capacidade de sucção. Em princípio, um aspirador de pó com mais watts terá uma eficiência maior . É o que te interessa, certo?

Depende.

A potência é o que, em princípio, nos diz se o aspirador vai ter «força» ou não. Porém, vale a pena verificar se o fabricante especifica qual é a capacidade de sucção . Dependendo da marca, o poder pode ser melhor ou pior usado. E cuidado, pois isso afeta o consumo de eletricidade .

Outra nuance: tenha em mente que uma alta potência de vácuo pode ser difícil de manusear dependendo das circunstâncias. Nesses casos é imprescindível que tenham um bom regulador , além da aba que alguns trazem no tubo, para deixar escapar um pouco de ar e aliviar a pressão.

2. Tamanho, peso, mobilidade

O espaço que tem para guardar o seu aspirador em casa é um factor determinante que já vai limitar as suas opções. Se você tiver pouco espaço, aspiradores verticais e robôs são a melhor opção .

Para uma casa grande sem problemas de armazenamento, você pode considerar modelos mais volumosos.

E quanto isso tem que pesar? Como tudo, depende. Quão grande é a tua casa? Você tem mais de um andar ou declives? Lembre-se de que mover o aspirador de pó é trabalho e conta com peso . Se você tiver que subir e descer degraus com um aspirador de pó pesado, pode acabar guardando-o em um armário para não usá-lo mais, por melhor que seja a máquina.

Em qualquer caso:

  • Se comprá-lo com cabo, veja quantos metros ele oferece, pois isso marcará o raio de ação sem ter que sair à procura de plugues pela casa.
  • Se tiver rodas, verifique o tamanho e os ângulos de giro. Quanto maior, mais fácil será a rolagem.
  • Verifique as medidas do cabo. Você está especialmente interessado se for uma pessoa alta. Um dispositivo muito pequeno fará você trabalhar dobrando as costas e, acredite, não é uma boa ideia.

3. Com bolsa ou sem bolsa

Onde seu aspirador de pó coletará poeira ? Existem vários sistemas de tanques para a sujeira sugada.

  • Bolsa: a forma mais tradicional . A sujeira se acumula em um saco de papel que, assim que cheio, deve ser retirado e substituído por outro. Geralmente duram muito tempo, embora não seja aconselhável forçar porque assim que são enchidos começam a bloquear a passagem do ar. Devem ser trocados com cuidado para não soltar poeira durante a operação.
  • Ciclônico: é o sistema mais novo. O ar aspirado forma um redemoinho que separa as partículas de sujeira e as deposita em um pequeno recipiente . O ar limpo é expelido do outro lado. Não têm grande capacidade, mas por outro lado, esvaziam-se com muita facilidade e ficam prontos novamente.
  • Água: têm um tanque interior que teremos que encher para cada utilização. A vantagem é que podemos trabalhar muito tempo simplesmente trocando o tanque e não há necessidade de comprar peças de reposição . Em troca, o aparelho deve ser deixado limpo e seco antes de ser armazenado.

4. Filtro

Sem um bom filtro, uma parte do pó que aspiramos não vai para o tanque, mas volta para o ar da sala, com o que nossa aspiração perde eficiência.

Você deve saber que alguns dispositivos possuem filtros HEPA (High Efficiency Particle Arrester). É um sistema de filtragem de ar que garante maior capacidade de retenção de todas as micropartículas de poeira. E garante que o ar que voltamos para o ambiente seja limpo, algo essencial para pessoas com problemas de alergia. 

5. Ruído

Especialmente se você mora em um apartamento pequeno, o som de um aspirador de pó funcionando pode ser uma tortura, então o número de decibéis que o fabricante marca é uma referência importante.

Existem marcas que colocam ênfase especial neste ponto e lançaram modelos silenciosos . Não que não tenham som, mas pelo menos não se parecem com um avião a jato. Provavelmente, ao fechar a porta, você nem sabe que está funcionando.

6. Bateria e autonomia

No caso dos aspiradores de pó sem fio, é um fato que você deve observar . Quanto mais alta a voltagem, maior a autonomia . Embora a maioria dos modelos que você encontrará estejam acima de 20 V, observe o mesmo. Não recomendamos comprar abaixo disso.

O fabricante fornecerá uma estimativa do tempo de operação. Lembre-se que sempre será uma figura otimista, ou seja, utilizando o aparelho em baixa potência e nas melhores condições possíveis. Se você aumentar a potência, calcule que reduzirá o tempo de autonomia.

Importante: que possui indicador de carga para não ficar com o vácuo a meio.

7. Conforto

Essa palavra tem que estar no final da sua busca porque é fundamental. Você tem que encontrar um aspirador de pó com o qual se sinta confortável.

Que as alças de trabalho sejam ergonômicas, que o aparelho se mova com facilidade, que você não quebre as costas toda vez que precisar aspirar, que tenha uma alça confortável para transportá-lo, que você não tenha preguiça de tirá-lo da armário … Detalhes deste tipo vão tornar sua vida mais fácil.

Se você comprar uma máquina balanceada, que tenha um pouco de tudo que você precisa e que seja confortável e fácil de manusear … você pode colocar um 10.

4.8/5 - (17 votos)