Os 10 melhores robôs de cozinha de 2022 – comparação e guia

melhores robôs de cozinha

Se você ainda não tem um processador de alimentos, não sabe o que está perdendo. Os robôs domésticos de cozinha nascem com o objetivo de garantir uma alimentação completa e elaborada, apesar do ritmo opressor de vida. Você também não precisa ser um especialista. Se algo distingue esses dispositivos é a facilidade de uso .

Cansado de limpar a cozinha inteira ao tentar fazer um prato que exige um pouco de elaboração? Provavelmente porque ninguém gosta de lidar com a sujeira da bancada, da batedeira, das panelas e muito mais. É por isso que é ótimo usar uma única ferramenta para multitarefa .

Os robôs de cozinha podem ser de dois tipos: panela programável ou processador de alimentos.

  • As panelas programáveis cozinham apenas os alimentos, de forma que o preparo corresponda ao usuário.
  • Por outro lado, os processadores os preparam e também cozinham, mas ambas as funções os executam separadamente. Sendo assim, não são programáveis ​​por hora, pois é necessário estar atento a cada processo e retirar e colocar os ingredientes de acordo com as diferentes elaborações que um único prato exige.

Neste guia, você encontrará os 10 melhores robôs de cozinha de acordo com as opiniões de nossos analistas especializados e usuários, desde os modelos mais básicos até aqueles com funções de tipo profissional. No final você encontrará também uma mesa comparativa prática e um guia de compras completo para que você não tenha dúvidas antes de fazer sua escolha.

Os 10 melhores robôs de cozinha de 2022

Estas são as melhores máquinas de cozinha da atualidade, de acordo com nossa equipe de revisores. Qualquer um deles é uma excelente compra, mas verifique primeiro se ele atende às suas necessidades específicas.

10. Ikohs Chefbot Compact

10. Ikohs Chefbot CompactVer em Amazon

Este programa de cozimento  múltiplo Ikohs 23 permite preparar uma grande variedade de pratos como peixes e carnes, cremes, acompanhamentos, massas, arroz, massas, pizzas, pães e sobremesas.

Você pode usá-lo ininterruptamente por 90 minutos , embora a gente sinta falta de que seja programável para que a comida esteja pronta na hora que você quiser. Ainda assim, funciona como um bom companheiro de cozinha.

Sua tigela é feita de aço inoxidável e tem capacidade para 2,3 litros , medida um tanto rara se a sua ideia é fazer comida para um grupo de pessoas ou para vários dias. Ainda assim, se você costuma cozinhar para 1 ou 2 pessoas, é do tamanho certo.

Possui pegas resistentes ao calor, para retirar a tigela com um único gesto e sem possibilidade de se queimar. E é algo a ter em conta já que a sua temperatura de cozedura pode variar de 37 a 120ºC .

Gostamos especialmente que todos os materiais e acessórios deste Chefbot são livres de BPA e outras toxinas . Além disso, é muito fácil de montar e desmontar e pode ser lavado na máquina de lavar louça.

É fácil de usar e, embora sua tela não seja sensível ao toque , seus botões são bem protegidos, o que é muito útil na limpeza do corpo do robô com um pano úmido, pois evita que a sujeira entre.

Ficamos surpresos com a quantidade de acessórios que inclui pelo bom preço que possui: desde uma bandeja e cesto para cozinhar a vapor, até uma lâmina, batedeira e liquidificador borboleta. Traz também um livro de presente com 100 receitas adaptadas para este robô de cozinha.

PROS
  • 23 programas
  • Pode ser lavado na máquina de lavar louça
  • Ampla gama de seleção de temperatura
  • Livre de materiais tóxicos
CONTRAS
  • Sem tela LCD
  • Não programável
Ver em Amazon

9. Moulinex HF404113

9. Moulinex HF404113Ver em Amazon

Este robô Moulinex permite picar, misturar, misturar, amassar ou moer, enquanto ou cubra muito pouco espaço na bancada. A tigela, em forma de copo de mistura, tem capacidade para 3 litros, o suficiente para cozinhar quantidades para quatro pessoas.

Suas cinco funções incluem cozimento lento, preparação de sopa, cozimento a vapor, sobremesas e aquecimento. O suficiente para não complicar sua vida selecionando em uma longa lista de alternativas.

A interface é bastante intuitiva e permite começar a cozinhar em apenas três cliques : o de seleção do tipo de receita, o do programa e o de início da operação. Além disso, quando terminado, mantém automaticamente a comida quente , o que é muito confortável para quem não tem noção.

Todos os acessórios podem ser lavados na máquina de lavar louça e guardados dentro do recipiente. Eles são uma lâmina de mistura, picador, batedor, amassadeira / moedor e cesta de vapor. Com sua compra, eles também fornecem um livro com cem receitas prontas para usar.

PROS
  • Pequeno e compacto.
  • É muito fácil de limpar.
CONTRAS
  • Não permite regular a temperatura.
  • Não pode ser agendado com antecedência.
Ver em Amazon

8. Kenwood KCook Multi CCL401WH

8. Kenwood KCook Multi CCL401WHVer em Amazon

A Kenwood House não economizou quando se trata de projetar e adicionar funcionalidades ao seu modelo KCook Multi . E é que embora o recipiente tenha um volume de 4,5 litros, ele possui um imenso vaporizador de 7,7 litros e espaço duplo.

Se necessita de preparar refeições e jantares fartas com regularidade, com este robot irá poupar tempo e dinheiro . Por exemplo, você pode cozinhar peixes e vegetais no vapor enquanto cozinha alguma outra iguaria lá embaixo.

Ele também possui um processador de alimentos embutido chamado Direct Prep que corta, fatia e desfia. Com o Kenwood é possível preparar até quatro pratos ao mesmo tempo.

Além das seis funções, a mais comum, também permite modificar a temperatura de cozimento. Você tem uma faixa que vai de 30 ° a 180 °.

pacote de acessórios consiste em um disco de ralar grosso, uma lâmina de corte e mistura, uma ferramenta de agitação, uma ferramenta de mistura e uma panela de vapor. Todos podem ser lavados na máquina de lavar louça. E se você quiser ideias, pode usar o livro de receitas incluído ou acessar o aplicativo Kenwood gratuito.

PROS
  • Grande navio a vapor.
  • Cozinhe até quatro pratos ao mesmo tempo.
  • Bem quieto
CONTRAS
  • Preço Alto
Ver em Amazon

7. Klarstein GrandPrix

Este modelo Klarstein está no topo da gama média. Não é apenas um robô de cozinha, mas também pode ser considerado uma amassadeira e uma poderosa batedeira com doze programas diferentes.

Com seu engenhoso sistema de rotação, o GrandPrix permite que você misture até as partes mais próximas da borda, tornando-o perfeito para fazer massas . Além disso, diversos acessórios, como o gancho agitador, o gancho para massa e as varetas, ajudam nas diferentes tarefas de mistura.

Também encontrará outros úteis como o vaporizador, o cesto de cozimento a fogo lento, a borboleta, as lâminas, a espátula e o recipiente doseador de 100 ml com tampa.

Poucos botões, knob e display digital de bom tamanho. Você não precisa de mais para controlar esta máquina fácil de usar que incorpora pés de ventosa que irão garantir sua posição sobre a mesa ou bancada.

A velocidade é ajustável em até 12 níveis. Você também pode selecionar a temperatura de 30 ° a 120 ° e o tempo de 1 segundo a 90 minutos.

Se a limpeza é um assunto que o preocupa, certamente irá tranquilizá-lo saber que o vidro (com capacidade para 2,5 litros) possui protecção anti-salpicos e um mecanismo especial para retirar os acessórios sem deixar sujidade mais do que suficiente.

PROS
  • Todos os parâmetros são ajustáveis.
  • Escala impressa.
  • Belo conjunto de acessórios.
CONTRAS
  • Não inclui livro de receitas.
  • O livro de instruções não está disponível em português.

6. Cecotec IronMix

6. Cecotec IronMixVer em Amazon

Os robôs de cozinha da marca Cecotec são normalmente uma garantia de qualidade e este modelo é uma boa prova disso.

O Cecotec IronMix não apenas cozinha, mas também pica, corta, esmaga, tritura, pulveriza, rala, bate, monta, emulsifica, mistura, cozinha, remove, cozinha a vapor, escalda, doces, amassa, fervura, mantém aquecido, fermenta, cozinha em banho-maria, reaquece e tem função Turbo Boost (pulveriza e tritura a alta velocidade). Vinte e três funções no total, nem mais nem menos, embora seja verdade que muitas você não usará.

Sua tecnologia Low Gear permite aumentar a potência otimizando as rotações, o que se traduz em uma operação mais eficiente e silenciosa que a maioria dos robôs. Além disso, o manuseio é bastante  simples . Possui um ecrã LCD a partir do qual são controlados todos os programas, a temperatura (ajustável de 20 ° a 120 °), a velocidade (12 níveis) e o tempo (de 1 segundo a 60 minutos).

Incorpora um sistema de dupla segurança que impede o arranque se a tampa não estiver completamente fechada. Assim, você pode cozinhar com tranquilidade, sem medo de se confundir ou de crianças correndo por aí.

Inclui livro de receitas, borboleta, espátula e vaporizador, e seu jarro de 3,3 litros permite cozinhar quatro pessoas, enquanto o vaporizador de dois níveis permite preparar três pratos simultaneamente . Com isso, você terá um bom tempo economizando.

PROS
  • Cozinhe até três pratos ao mesmo tempo.
  • Permite controlar a temperatura, velocidade e tempo.
CONTRAS
  • Não pode ser agendado com antecedência.
  • O vidro deve ser lavado à mão.
Ver em Amazon

5. Bosch MUC28B64FR Multi Cuiseurs

5. Bosch MUC28B64FR Multi CuiseursVer em Amazon

O próprio fabricante ( Bosch ) define este modelo como uma panela de pressão elétrica programável . E é que o AutoCook utiliza o sistema de aquecimento por indução e cocção sob pressão.

Para programá-lo basta escolher a função (são 17 no total) e um dos 48 programas, a hora e a hora de início. Não necessita de nenhum tipo de supervisão, pois possui um procedimento de auto – despressurização do pulso que o torna uma opção segura e confiável. Além disso, ele desliga automaticamente ou permanece no modo de aquecimento ao terminar.

As 17 funções têm até 48 combinações diferentes de temperatura e tempo. Dependendo da temperatura, que varia de 40 ° a 160 °, você pode usar várias técnicas de cozimento, como sous-vide , cozimento a vapor, refogados, assados, assados ​​ou fritos leves.

Os acessórios irão ajudá-lo a preparar a maioria dos pratos que você propõe. Inclui um vaporizador, cesto de fritar, espátula e colher. Quando terminar, tudo pode ir para a máquina de lavar louça sem problemas.

Além disso, caso tenha alguma dúvida, a Bosch coloca ao seu serviço uma equipa de especialistas que o podem ajudar no funcionamento, na adaptação das receitas e dos ingredientes. Eles se chamam «Cozinhando com a Bosch» e você pode contatá-los por telefone, e- mail e redes sociais.

Inclui um livro com uma centena de receitas, mas você também pode baixar o aplicativo onde encontrará um livro de receitas bastante atualizado.

PROS
  • Muito rápido e eficiente graças à indução.
  • Tem uma equipa de apoio que funciona muito bem.
CONTRAS
  • O avanço da programação depende do programa.
  • A cubeta é facilmente arranhada.
Ver em Amazon

4. Moulinex Maxichef Advance MK812121

4. Moulinex Maxichef Advance MK812121Ver em Amazon

É um dos robôs de maior sucesso entre o público em geral. O motivo? Com um preço mais do que razoável , o Maxichef Advance oferece muitas funções.

Para começar, tem nada mais, nada menos que quarenta e cinco programas de cozimento . Isso torna difícil encontrar algo que você não pode fazer: assar, reaquecer, estufar, refogar, cozinhar, fritar, cozinhar no vapor … Basta selecionar a função e definir a hora em que deseja iniciar o cozimento. Você tem até 24 horas de antecedência para fazer isso.

Você também pode gravar suas próprias receitas com a opção DIY: escolha a temperatura, o tempo e o tipo de cozimento que você deseja. Sua tela é bastante intuitiva e fácil de usar.

Com capacidade para 5 litros, a tigela esférica antiaderente oferece uma preparação muito homogênea graças à tecnologia inteligente Fuzzy Logic. Você também pode manter os alimentos na temperatura certa pelo tempo que precisar com a função «manter aquecido « .

Acessórios? Sim, inclui: um cesto para vapor, uma espátula, um copo graduado e um livro de receitas para o inspirar nos primeiros pratos. Sem dúvida, um robô muito resistente que se adapta a qualquer necessidade.

PROS
  • Preço muito ajustado.
  • Configuração manual para personalização da receita.
  • Pode ser cozinhado com a tampa aberta
CONTRAS
  • Não possui desligamento automático.
Ver em Amazon

3. Cecotec Mambo 7090

3. Cecotec Mambo 7090Ver em Amazon

A primeira coisa que chama a sua atenção assim que você descobre o modelo  Cecotec Mambo 7090  é seu  design moderno, atraente e original . Apesar do nome, é possível escolher entre preto e prata.

Ambas as opções não diferem em nenhuma outra característica, e tanto a aparência externa quanto a operabilidade oferecem uma qualidade muito superior ao seu preço.

Ele tem vinte e três funções: Costeleta, Posta, esmagamento, moagem, pulverize, ralar, batida, montagem, Emulsionar, misturar, cozinhar, mexa, vapor cozinhar, poach , slowmambo,  confit , amasse, fervura, manter quente, fermento,  cozinhar com precisão  grau a grau, cozinha em banho-maria e tem função turbo.

Na verdade, não há quase nada que eu não possa fazer. Isso vai mostrar na qualidade dos seus pratos, mas, acima de tudo, no  tempo investido  para prepará-los.

Todos os parâmetros são totalmente personalizáveis ​​e o painel de controle é tátil e fácil de usar. Possui um potente motor de 1700 W que permite realizar tarefas com eficiência e detalhes. Para  evitar que os alimentos grudem ou queimem , o controle inteligente de temperatura é dividido em dez níveis de 37 °  a 120 °  e o tempo é ajustável de 1 segundo a 12 horas.

O jarro é feito de aço inoxidável e tem um volume de 3,3 litros. Além disso, o  vaporizador que inclui  permite preparar até três pratos ao mesmo tempo e com a  colher Mambo Mix  pode mexer massas até 2,5 kg. Inclui também um livro com receitas e acesso à comunidade social interativa do Cecotec.

PROS
  • Todos os parâmetros são ajustáveis.
  • Até três pratos ao mesmo tempo.
  • Bom sistema de segurança para crianças.
CONTRAS
  • Vários acessórios são vendidos separadamente.
Ver em Amazon

2. Cecotec Mambo 8090

2. Cecotec Mambo 8090Ver em Amazon

O Mambo 8090 está apenas um passo atrás do exclusivo (e caro) Mambo 10090 e é considerado uma das máquinas de cozinha mais atraentes do mercado em termos de desempenho e preço .

Destaca-se pela potência de 1.700W, que lhe permite atingir até 130ºC de temperatura, pelas suas 10 velocidades e 30 funções, algumas tão ambiciosas como picar gelo, picar, amassar ou cozinhar. E outra característica que os cozinheiros, especialmente os entusiastas da pastelaria, irão apreciar é a pesada grama por grama com a escala embutida.

Além disso, é muito completo ao nível dos acessórios , com uma colher Mambomix, lâmina, cesto, espátula, vaporizador e o acessório borboleta, que podemos usar para diferentes preparações.

  • Apesar das dimensões contidas, o seu jarro de aço inoxidável é de 3,3 litros (com um volume útil de 2 litros), possui um sistema de fecho muito robusto e uma tampa de segurança que pode ser retirada para incorporar ingredientes.
  • Outro ponto forte é a facilidade de uso. Embora outros modelos do mercado tenham tela colorida sensível ao toque e até funcionalidade Wi-Fi, o Mambo 8090 usa uma tela preta muito intuitiva que podemos operar com botões sensíveis ao toque e uma roda, um conjunto simples mas eficaz.

E se faltarem ideias para cozinhar, o livro de receitas oferece muitas propostas e também existe uma comunidade online para compartilhar informações.

O Mambo 8090 tem um design atraente e compacto. Além disso, é fácil de limpar, já que com um pano para o corpo e com a lava-louças teremos a maioria de seus acessórios prontos.

Em resumo: embora o preço do Mambo 8090 seja típico da faixa intermediária-baixa, ele tem recursos mais do que suficientes para aqueles usuários exigentes que não querem complicações.

PROS
  • Possui um grande número de funções.
  • Vem com muitos acessórios.
  • Painel de controle intuitivo e fácil de usar.
  • Boa relação entre benefícios e preço.
  • Com balança que pesa grama a grama.
CONTRAS
  • Alguns acessórios não podem ser colocados na máquina de lavar louça
  • Faz mais ruído do que modelos semelhantes
Ver em Amazon

1. Taurus Mycook Touch

1. Taurus Mycook TouchVer em Amazon

É um dos robôs de cozinha mais completos que encontramos: o Taurus Mycook Touch merece uma recomendação nossa, pois possui praticamente tudo . Sua pequena desvantagem? O preço também é o mais alto, mas se você puder pagar, esta é a melhor opção disponível no momento.

MyCook Touch é o carro-chefe da Taurus em robôs de cozinha , um modelo que rivaliza em preço e desempenho com outros benchmarks no setor, como a Thermomix.

Tem uma potência de 1.600 W, o que lhe permite oferecer 10 velocidades + turbo e cozinhar por indução na faixa de temperatura de 40 a 140ºC. No entanto, seu principal diferencial é a condição de conexão e a tela sensível ao toque de 7 polegadas .

Graças à conectividade Wi-Fi, é possível acessar uma nuvem de receitas pré-configuradas que continua a crescer graças a outros usuários. Assim, podemos cozinhar guiando-nos passo a passo por eles, desde o próprio robô ou desde o celular utilizando o aplicativo.

Também pode cozinhar manualmente regulando você mesmo os tempos (é programável), as temperaturas e a velocidade de rotação das lâminas. Também inclui função turbo, balança com precisão de +/- 5 gramas e função de acesso rápido para amassar.

Se você não é uma pessoa muito tecnológica, talvez a princípio seja mais difícil se acostumar a trocar telas, botões e rodas de roleta (comuns em outros modelos) por um painel de toque, mas aprende rápido : seu manuseio é intuitivo, navegando por menus em uma interface simplificada baseada em Android que você pode personalizar.

O que mais nos chamou a atenção é:

  • O jarro de aço inoxidável com fecho hermético que oferece maior segurança e evita que o conteúdo se espalhe ao usar o robô.
  • Uma cesta de filtro de aço inoxidável que pode ser lavada na máquina de lavar louça. Além disso, possui uma alça removível que facilita a remoção sem queimar ou sujar.
  • Um vaporizador cujos dois níveis nos permitem cozinhar no vapor dois alimentos diferentes sem misturá-los.
  • Uma tampa medidora para cobrir o jarro e adicionar ingredientes sem retirar a tampa.

O melhor deste processador de alimentos é a sua potência , a quantidade de acessórios que inclui e a sua facilidade de utilização . Além disso, existem receitas para aborrecer graças à contribuição dos usuários.

Embora muito robusto, em operações exigentes o ruído e a vibração são notáveis , mesmo movendo o jarro e a tampa de medição. Também requer uma certa adaptação tecnológica que pode custar o mais analógico.

PROS
  • Conexão wifi
  • Tela sensível ao toque
  • Função de fritar e cozer a vapor
  • O livro de receitas é constantemente atualizado
CONTRAS
  • Preço Alto
  • Vibra ao cozinhar e pode ser mais silencioso
Ver em Amazon

Comparação dos melhores robôs de cozinha

Esta é a comparação dos melhores robôs de cozinha analisados ​​para que você possa visualizar rapidamente suas principais características.

PROS
CONTRAS
10. Ikohs Chefbot Compact10. Ikohs Chefbot Compact
Ver
  • 23 programas
  • Pode ser lavado na…
  • Ampla gama de seleção…
  • Livre de materiais tóxicos
  • Sem tela LCD
  • Não programável
9. Moulinex HF4041139. Moulinex HF404113
Ver
  • Pequeno e compacto.
  • É muito fácil de…
  • Não permite regular a…
  • Não pode ser agendado…
8. Kenwood KCook Multi CCL401WH8. Kenwood KCook Multi CCL401WH
Ver
  • Grande navio a vapor.
  • Cozinhe até quatro pratos…
  • Bem quieto
  • Preço Alto
7. Klarstein GrandPrix N/D
  • Todos os parâmetros são…
  • Escala impressa.
  • Belo conjunto de acessórios.
  • Não inclui livro de…
  • O livro de instruções…
6. Cecotec IronMix6. Cecotec IronMix
Ver
  • Cozinhe até três pratos…
  • Permite controlar a temperatura,…
  • Não pode ser agendado…
  • O vidro deve ser…
5. Bosch MUC28B64FR Multi Cuiseurs5. Bosch MUC28B64FR Multi Cuiseurs
Ver
  • Muito rápido e eficiente…
  • Tem uma equipa de…
  • O avanço da programação…
  • A cubeta é facilmente…
4. Moulinex Maxichef Advance MK8121214. Moulinex Maxichef Advance MK812121
Ver
  • Preço muito ajustado.
  • Configuração manual para personalização…
  • Pode ser cozinhado com…
  • Não possui desligamento automático.
3. Cecotec Mambo 70903. Cecotec Mambo 7090
Ver
  • Todos os parâmetros são…
  • Até três pratos ao…
  • Bom sistema de segurança…
  • Vários acessórios são vendidos…
2. Cecotec Mambo 80902. Cecotec Mambo 8090
Ver
  • Possui um grande número…
  • Vem com muitos acessórios.
  • Painel de controle intuitivo…
  • Boa relação entre benefícios…
  • Com balança que pesa…
  • Alguns acessórios não podem…
  • Faz mais ruído do…
1. Taurus Mycook Touch1. Taurus Mycook Touch
Ver
  • Conexão wifi
  • Tela sensível ao toque
  • Função de fritar e…
  • O livro de receitas…
  • Preço Alto
  • Vibra ao cozinhar e…
O melhor robô de cozinha programável: Bosch MUC28B64FR Multi CuiseursO melhor robô de cozinha programável: Bosch MUC28B64FR Multi Cuiseurs
Ver
  • O melhor robô de…
  • Detalles abajo

Recomendações e opiniões

Estes são os modelos que finalmente recomendamos, dependendo do seu orçamento:

O robô de cozinha com a melhor qualidade e preço: Cecotec Mambo 7090

O robô de cozinha com a melhor qualidade e preço: Cecotec Mambo 7090Ver em Amazon

Qualidade e preço andam de mãos dadas no caso do Mambo 7090. Ele oferece muitas opções a um preço bastante moderado .

Sua potência de 1700 W está no nível dos modelos topo de linha. Na verdade, é o mais poderoso da lista analisada. E suas vinte e três funções são mais do que suficientes para ser capaz de replicar, reinventar e experimentar todos os tipos de receitas. O design da tela sensível ao toque traz um diferencial de modernidade, que também é um ponto a seu favor.

Embora a temperatura alcance apenas 120 °, ela pode ser ajustada grau a grau. Isso dá uma ideia da precisão com que suas funções podem ser reguladas. Também é possível escolher o tempo de até no máximo 12 horas, duração mais do que suficiente.

Em termos de segurança, também passa com boas notas: o Security Check System previne amplamente acidentes. Mas é a possibilidade de cozinhar três pratos em paralelo que definitivamente o catapulta como a melhor opção atual em relação ao dinheiro.

PROS
  • Melhor qualidade e preço
Ver em Amazon

Melhor processador de alimentos barato: Moulinex Maxichef Advance MK812121

Melhor processador de alimentos barato: Moulinex Maxichef Advance MK812121Ver em Amazon

O Moulinex Maxichef Advance não só se destaca pelo preço baixo, mas também pela quantidade de programas que inclui. Quarenta e cinco é um valor considerável para um robô que não exceda € 100 .

Seu revestimento de seis camadas o torna forte e durável. Também  mantém os alimentos aquecidos por até 24 horas após a programação.

Isso permite que você ative a função de retardo de tempo e vá trabalhar ou realizar qualquer outra tarefa sem medo de encontrar comida fria no seu retorno.

E embora a sua potência não seja o seu ponto forte, a tecnologia de micropressão com válvula regulável permite acelerar o tempo de cozedura dos pratos.

Sem dúvida, uma excelente opção para os bolsos mais apertados.

PROS
  • Melhor processador de alimentos barato
Ver em Amazon

O melhor robô de cozinha programável: Bosch MUC28B64FR Multi Cuiseurs

O melhor robô de cozinha programável: Bosch MUC28B64FR Multi CuiseursVer em Amazon

Com um robô de cozinha com hora programável, você tem a opção de inserir os ingredientes e escolher quando quer que comece a funcionar. O Multi Cuiseurs da Bosch é, neste momento, o modelo mais recomendado de todos aqueles que têm esta função.

Para começar, tem uma boa potência de 900 W, pois o aquecimento é por indução e também funciona como panela de pressão.

Em segundo lugar, a sua capacidade de 5 litros permite-lhe cozinhar uma boa quantidade de alimentos de uma só vez e em qualquer um dos seus 48 programas nas suas 17 funções.

Gostamos especialmente do detalhe de poder contar com o serviço de serviço «Cozinhar com Bosch» para responder às suas perguntas sobre o seu robô e como cozinhar pratos com ele.

PROS
  • O melhor robô de cozinha programável
Ver em Amazon

Guia para comprar um robô de cozinha

Você já deve ter ouvido centenas de comentários, mas a verdade é que não é necessário investir um mês de salário para conseguir um bom robô de cozinha. Como você viu, você os tem ao seu alcance com muito pouco dinheiro.

A principal vantagem das máquinas de cozinha é que elas reduzem muito o esforço e o tempo necessário para cozinhar, graças ao fato de que:

  • Eles otimizam o seu tempo , pois você não precisa usar um utensílio de cozinha para cada tarefa.
  • Mantêm-no limpo , pois só tem de lavar a tigela e os acessórios (alguns até têm função de autolimpeza).
  • Eles garantem a ordem na cozinha , pois são compactos, ocupam pouco espaço e suas peças são armazenadas juntas dentro do próprio recipiente.
  • Reduzem o seu trabalho , devido à sua grande versatilidade necessitará de menos dedicação e cansa-se menos.

Agora, o objetivo deste guia é que você leve para casa a melhor opção de acordo com suas circunstâncias e necessidades . O que pode funcionar na casa do vizinho não precisa ser o que funciona para você. Em cada casa existe uma situação diferente. É por isso que é essencial que você tome uma decisão com base em suas próprias prioridades e nas de sua família.

cozinhando com um processador de alimentos

Que tipo de utilizador és tu?

Certamente você gosta de comer bem todos os dias, mas como você se relaciona com a culinária?

Você adora assumir o comando e gosta de cozinhar?

Um robô de cozinha será a pitada ideal para tirar o máximo proveito da sua louça. Ele o ajudará com tarefas repetitivas, pesadas ou chatas enquanto você desenvolve sua criatividade .

Você sempre vai um passo além e tem interesse em inovar?

Os cozinheiros apaixonados adoram experimentar coisas novas, experimentar e misturar sabores e texturas . É o seu caso? Preparações complicadas são muito mais fáceis quando você tem ajuda como um processador de alimentos.

Cozinha não é sua praia?

O fato de você não saber, não gostar ou não ter interesse em cozinhar não o impedirá de comer diariamente.

Um processador de alimentos pode ser uma ótima solução. Você não precisa saber de nada antes de começar a usá-lo: basta seguir as receitas ponto a ponto e deixar todo o trabalho por conta da máquina . Há pouco espaço para erros.

5 razões para comprar um processador de alimentos

  1. Para ter mais tempo. Os robôs de cozinha são uma ferramenta que permite reduzir os tempos de preparação , permitindo que você economize muitos minutos por dia. Mesmo se você decidir gastar esse tempo extra cozinhando, verá que o retorno que obtém é muito maior.
  2. Para manter a ordem e a limpeza . Um robô de cozinha só mancha o essencial. Além disso, as partes removíveis da maioria dos modelos, como a tigela e os acessórios, podem ser lavadas na máquina de lavar louça.
  3. Para ter uma alimentação mais saudável . Com o robô de cozinha você pode preparar pratos diferenciados e com ingredientes mais variados, base de uma alimentação balanceada. Chega de comer sempre o mesmo.
  4. Para melhorar o sabor dos seus pratos . Com o robô de cozinha não há possibilidade de cometer erros porque as quantidades, tempos, velocidades e temperaturas estão sempre corretos. Os resultados serão tão intensos ou até mais intensos do que se você dedicasse horas.
  5. Para se divertir cozinhando. Usando um processador de alimentos, você se divertirá experimentando novas receitas e sabores. Devido à sua rapidez e facilidade de uso, você pode acabar cozinhando por prazer e não por obrigação.

Pontos a considerar ao escolher um robô de cozinha

É difícil encontrar o robô que atenda a cada um dos aspectos de forma satisfatória, mas não impossível. De qualquer forma, avalie qual é a prioridade para você e comece por aí. Desça na sua ordem de preferência e opte sempre pela alternativa mais completa dentro do seu orçamento .

Tipos de robôs de cozinha

Existem basicamente dois tipos de robôs de cozinha:

1. Processador de alimentos tipo pote pré-programável .

De formato oval ou redondo, o calor é distribuído uniformemente por dentro e não há partes do alimento menos cozidas que outras. Eles têm várias funções, mas a maior vantagem é que são programáveis ​​antecipadamente . Ou seja, você pode decidir a que horas quer que comece a funcionar, deixar os ingredientes da receita preparados dentro e sair.

É confortável porque o processo é realizado em uma única elaboração que você não precisa monitorar . Todos os alimentos são adicionados de uma vez e cozinhados juntos. Ao terminar, a função de aquecimento é ativada automaticamente.

Você só terá que lavar o recipiente no final. Geralmente são feitos de alumínio e revestidos com um material antiaderente que se danifica por arranhões e a substituição é cara, por isso é aconselhável fazer com muito cuidado .

Essa forma de cozinhar também tem suas desvantagens. Esses dispositivos não picam, se misturam ou ralam. Todas as tarefas de processamento devem ser realizadas de forma convencional . Ou seja: o robô só se encarrega de cozinhar os alimentos já preparados de diferentes maneiras . E isso limita o número de receitas que você pode fazer apenas com a ajuda da máquina.Esta é sua opção se …Você trabalha fora e realmente quer chegar em casa e encontrar o almoço (ou jantar) pronto para toda a família. Além disso, se você não quiser conhecer o dispositivo de forma alguma porque prefere ou deve usar seu tempo de outra maneira.

2. Processador de alimentos do tipo processador de alimentos.

Processador de alimentos

São mais completos que os anteriores e também mais caros. Eles incorporam funções de processamento de alimentos, então você não precisa fazer nada fora da máquina com eles. Moa, amasse, emulsione … As receitas são preparadas passo a passo através das instruções guiadas que você encontrará no livro de receitas, no aplicativo ou na tela (que pode até ser conectada aos seus próprios dispositivos móveis).

Tudo nas receitas é calculado para que não tenha dúvidas : as quantidades, os graus de cada preparação, a velocidade correta e os minutos exatos.

Cada receita pode consistir em vários preparos, portanto é necessário que o usuário permaneça próximo à máquina até que a última seja iniciada. Nos casos em que os alimentos não são cozinhados todos de uma vez, é imprescindível colocar cada um na ordem correta .

Você não pode simplesmente ir embora e esperar que todo o processo esteja concluído quando você voltar, a menos que seja uma única tarefa. Outro ponto fraco é que normalmente não possuem desligamento automático ou manutenção da temperatura dos alimentos depois de cozidos, essas duas características mais típicas de robôs de cozinha programáveis ​​antecipadamente.Esta é sua opção se …Você quer economizar tempo preparando várias receitas que, de outra forma, levariam uma manhã inteira. Também se procura profissionalismo nos acabamentos .

Fácil de usar

Uma boa máquina de cozinha deve ser fácil de usar de forma intuitiva , não importa o preço. Os painéis de controle podem incluir peças analógicas (botões) ou digitais (telas) ou apenas digitais. Porém, o fundamental não é isso, mas que você entenda o manuseio .

Pergunte a si mesmo: alguém poderia usá-lo sem complicações ? As instruções e comandos na tela são claros e estão disponíveis no seu idioma ? Os ícones, símbolos e sinais luminosos são representativos o suficiente?

Todas as três respostas devem ser um sonoro «sim». Se algo falhar, é melhor você continuar procurando. Para explorar totalmente as qualidades do seu robô, você deve ser capaz de entendê-lo sem esforço e sem ter que estudar. Uma rápida olhada nas instruções deve ser suficiente.

Versatilidade

Não se empolgue com a quantidade de programas. Isso não torna um robô mais versátil do que outro. Na verdade, se você olhar para a seleção, os mais caros são os que têm o menor número de programas automáticos.

Muitas marcas combinam as diferentes funções (mistura, torrefação, fervura …) com todas as configurações possíveis de temperatura, velocidade e tempo ; e é assim que eles conseguem uma grande quantidade de shows. Sabendo disso, você deve observar se esses parâmetros são ou não ajustáveis . Se forem, você tem à sua disposição todas as combinações que deseja.

Como regra geral, os robôs de cozinha do tipo processador de alimentos são mais versáteis. Na grande maioria deles, você pode cozinhar dois pratos ao mesmo tempo e alguns chegam a quatro. Conseguem isso graças aos acessórios que são colocados um em cima do outro verticalmente, por exemplo, contêiner + vaporizador em dois níveis.

Conselhos práticos para uma boa escolha

  • A primeira coisa que você deve saber é que tipo de robô de cozinha você precisa. Panela pré-programável ou processador de alimentos?
  • O design entra rapidamente pelos olhos, mas não é o mais importante. Escolha o robô de cozinha que realmente é capaz de ajudá-lo na cozinha. Se também for bonito, melhor!
  • Como qualquer gadget que você está usando pela primeira vez, é preciso um pouco de prática. Existem muitas opções e você não precisa se limitar às usuais só porque não aprendeu realmente a usá-las.
  • O robô é um cozinheiro útil, mas isso não significa que você está deixando a cozinha. Se cozinhar fogões é um prazer para você e gosta de se divertir com eles, pode usar o robô para tarefas específicas. Você não precisa fazer tudo: apenas pique seus vegetais, adore seu pão ou faça arroz. Você coloca o ponto final no prato e o olho especialista.
  • balança integrada é substituível. Muitos modelos incorporam escalas impressas e acessórios de medição. Você pode encontrar uma balança em qualquer loja de móveis domésticos. Resumindo: não é um obstáculo.
  • O que é decisivo (ou pelo menos deveria ser) é a garantia oferecida pelo fabricante e / ou pelo vendedor. Descubra bem antes de finalizar seu pedido.
  • Procure tutoriais de receitas na internet, existem centenas de opções para todas as marcas e modelos. Tente experimentar do mais básico ao mais complexo.
  • Nunca deixe seu processador de alimentos antigo na rua. Leve-o a um ponto de limpeza ou marque uma consulta com o serviço de limpeza municipal para que a recolha.

Agora você sabe tudo o que precisa para escolher bem o seu robô de cozinha. Lembre-se que o mais importante é que se adapte ao seu estilo de vida e ao da sua família: só assim poderá tirar o máximo proveito e poupar tempo e esforço na preparação dos alimentos.

4.9/5 - (10 votos)